Homepage
- Esta foi uma aventura que teve o objetivo de alertar para as consequências das alterações climáticas.
-
-
Nadador especializado em longas distâncias, Lewis Pugh fez história esta semana. O britânico de 50 anos (!) tornou-se no primeiro ser humano a nadar num rio formado debaixo de uma camada de gelo a derreter.
Em plena Antártida, Lewis nadou durante sensivelmente 10 minutos numa travessia que teve a extensão de 300 metros. A aventura decorreu naturalmente em águas gélidas - temperatura estava abaixo dos 0ºC - e Pugh contou com o supervisionamento de um médico bem como de um assistente.
Os objetivos desta iniciativa foram muito simples: alertar para as consequências das alterações climáticas e a urgência em criar uma rede de áreas marinhas protegidas na Antártida.
"Treinei durante 33 anos para nadar pouco mais de 10 minutos, naquela água", disse o natural de Plymouth em declarações produzidas pela britânica 'BBC'. O Patrono das Nações Unidas para os Oceanos não escondeu que este desafio foi o "mais assustador" da sua vida devido aos muitos perigos inerentes.
"Isto só foi possível, pois estamos numa situação de emergência climática. Tudo está a acontecer demasiado rápido. Precisamos da intervenção de todos os países para que seja possível salvar o nosso planeta", entende Lewis Pugh.
Um estudo da Universidade de Durham, em Inglaterra, revelou que existem 65 mil lagos supraglaciares na zona leste da Antártida.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteFacebook Lewis Pugh
