Homepage
- Inertes que estão ligados aos trabalhos de desassoreamento do Canal de Ovar, que decorrem de alguns meses a esta parte.
-
-
Desde o passado dia 10 de janeiro que circula na internet um vídeo que mostra descargas a serem efetuadas em plena zona sul da Praia do Furadouro, em Ovar.
Inertes esses que estão ligados aos trabalhos de desassoreamento do Canal de Ovar, Ria, que decorrem de alguns meses a esta parte.
De modo a tentar perceber um pouco melhor o que está a suceder, o MEO Beachcam falou com um local, que clarificou a situação.
"As descargas começaram aquando do início das intervenções na Ria de Ovar, braço da Ria de Aveiro. Perante isto, temos assistido à retirada de inertes através da draga, que consequentemente são colocados num depósito num terreno entre o restaurante Oxalá e o Areinho (praia fluvial). Depois esses mesmos inertes são transportados por camiões, pela estrada que atravessa à mata, até à sua descarga à beira-mar", explica o local de Ovar.
Uma situação que segundo o próprio vai contra aquilo que inicialmente estava planeado para esta obra. "Os inertes estão a ser depositados diretamente no mar. Como é conhecido as correntes são predominantemente de norte para sul, o que faz com o que o mar leve os inertes novamente para São Jacinto. Precisamente isto é o contrário do que estava planeado, pois o material deveria ser consolidado em sede de duna primária. Isto é as areias, o que sempre ia consolidando alguma coisa. O que estamos a ver é que os inertes estão a ser colocados no mar".
Este é um todo cenário que não deixou de "surpreender" os locais e até gerar preocupação, pois da parte das autoridades competentes as "explicações não chegam de forma muito direta. Primeiro remetem para aquilo que foram os editais. Quando estivemos presentes na reunião magna, onde teve também presente o Ministro do Ambiente e foi apresentado o projeto, a ideia com que ficámos não era nada disto".
O MEO Beachcam tentou contactar a Câmara Municipal de Ovar, mas até à data de publicação deste artigo tal não foi possível.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFacebook Velejadores da Ria de Aveiro
-
FonteRedação
