Homepage
- Sete categorias estiveram na água em dois intensos dias de competição.
-
-
Henrique Pyrrait (Open), Ricardo Teixeira (Sub-12), Guilherme Costa (Sub-14), José Maria Ribeiro (Sub-16), Hugo Silva (Sub-18), Filipa Tavares (Feminino) e André Almeida (Masters) conseguiram impor-se na terceira e última etapa do Circuito Billabong Ericeira 2019, by Grupo Norte, que decorreu no passado fim de semana.
Em Ribeira d'Ilhas, no passado sábado, a prova arrancou em palanque duplo bem cedo pela manhã.
Na categoria Sub-12, Ricardo Teixeira esteve muito forte, fruto do seu surf já bastante evoluído, destacando-se da demais concorrência durante toda a prova. Nos restantes lugares do pódio ficaram Tiago Guerra, em segundo, Jaime Veselko, em terceiro, enquanto Simão Prazeres foi quarto.
Entre os Sub-14, Guilherme Costa, a estrear-se neste circuito, com muita segurança e autoridade, levou de vencida a categoria, deixando João Roque de Pinho no segundo posto. Os locais Martim Fortes e Salvador Fortes quedaram-se pela terceira e quarta posições, respetivamente.
Nos Sub-16, José Maria Ribeiro regressou às vitórias neste circuito, fruto do seu fortíssimo backside, deixando o super-competitivo Rodrigo Lebre em segundo. Seguiram-se Tomás Nunes e João Crespo.
Já na categoria Sub-18, Hugo Silva, de apenas 15 anos, surpreendeu tudo e todos. Na final ao conseguir apanhar a onda do dia, onde aplicou cinco fortíssimas batidas de backside e uma nota de 8 pontos, arrumou a questão quanto ao vencedor desta categoria.
Martim Ferreira, Francisco Queimado e Martim Carros ficaram na segunda, terceira e quarta posições, respetivamente.
A finalizar o dia decorreu a final da categoria feminina. No heat decisivo, Filipa Tavares superou Beatriz Carvalho, segunda, Sofia Silva, terceira, Angelique Romeiras, quarta, e ainda Matilde Pinto.
Para o segundo dia de prova as previsões ao longo de toda a semana, davam a possibilidade de uma forte ondulação de 3 metros logo ao início da manhã, o que poderia provocar alguns constrangimentos organizativos.
Felizmente que essa ondulação só surgiu perto das finais, o que proporcionou um excelente espetáculo no final da prova. Para este dia ficaram reservadas as categorias Open e Masters.
Em Open, a principal categoria deste circuito, a vitória caiu para o local Henrique Pyrrait. Este derrotou a jovem promessa Afonso Antunes, que ficou às portas da vitória apesar de ter estado a contas com dores lombares. Tim Bisso foi o terceiro e Hugo Cardoso o quarto, numa competição onde esteve dentro de água com o pé ligado.
Por fim, nos Masters, a vitória desta vez sorriu a André Almeida, ainda a recuperar de uma acidente ocorrido na Pedra Branca no inicio do verão passado. O pentacampeão do circuito, Gonçalo Dias, foi segundo, tendo sido secundado por Davi Neves e Luís Pedro Martins.
No final da etapa procedeu-se à entrega de prémios, momento em que foram distribuídos prémios oferecidos pela Billabong, Boardculture, Mothersurf, 58 Surf, Ericeira Surf & Skate e Quinta da Boa Esperança.
Classificações finais:
Sub-12
1º Ricardo Teixeira
2º Tiago Guerra
3º Jaime Veselko
4º Simão Prazeres
Sub-14
1º Guilherme Costa
2º João Roque de Pinho
3º Martim Fortes
4º Salvador Costa
Sub-16
1º José Maria Ribeiro
2º Rodrigo Lebre
3º Tomás Nunes
4º João Crespo
Sub-18
1º Hugo Silva
2º Martim Ferreira
3º Francisco Queimado
4º Martim Carrasco
Feminino
1ª Filipa Tavares
2ª Beatriz Carvalho
3ª Sofia Moreno Silva
4ª Angelique Romeiras
5ª Matilde Pinto
Open
1º Henrique Pyrrait
2º Afonso Antunes
3º Timothé Bisso
4º Hugo Cardoso
Masters
1º André Serzedelo de Almeida
2º Gonçalo Dias
3º Davi Neves
4º Luís Pedro Martins
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaPedro Broeiro/ESC
-
FonteRedação
