Homepage
- A escolha para a utilização do sistema recaiu sobre os albatrozes devido às características destas aves.
-
-
Trata-se de uma experiência levada a cabo por cientistas franceses e britânicos através do programa 'Ocean Sentinel'. A ideia passa por colocar albatrozes como fiscais de pesca ilegal no Oceano Índico.
Como? Através de pequenos detetores de radar que conseguem assinalar barcos de pesca que não usam o sistema de identificação AIS (Sistema Automático de Identificação) no Índico.
A escolha para a utilização do sistema recaiu sobre os albatrozes devido às características destas aves. Estas passam a maior parte da vida em voo sobre o mar, cobrem grandes distâncias e são atraídas por barcos de pesca.
Cerca de 170 albatrozes foram 'equipados' durante seis meses com o sistema Argos de recolha de dados ambientais, um dispositivo de localização GPS e um detetor miniaturizado de radar. Isto permitiu à equipa vigiar ao todo mais de 47 milhões de quilómetros quadrados.
Quando um albatroz se aproxima de um navio, o seu detetor de radar apanha o sinal emitido pela embarcação e indica a sua posição. Se não corresponder com a posição de um barco identificado pelo AIS, isso significa que pode estar envolvido em pesca ilegal.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
