Homepage
- A providência tem como objetivo a suspensão das dragagens no estuário do Sado.
-
-
Na passada semana surgiu a notícia de que as dragagens no estuário do Sado deverão arrancar nesta semana.
Ao longo dos últimos meses foram interpostas várias providências cautelares, pelo Clube da Arrábida, movimento cívico SOS Sado e também pelo Grupo Pestana, para tentar travar o projeto de melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Setúbal. Porém, até agora, nenhuma obteve decisão favorável.
Apesar desta situação, o SOS Sado anunciou hoje, através de uma nota de imprensa, que entregou uma nova providência cautelar ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada. Providência essa que tem como objetivo a suspensão das dragagens no rio Sado.
Na mesma nota, o movimento cívico "apela às autoridades judiciais para agirem e travarem de vez", aquela que é considerada uma "obra destruidora e que terá impactos irremediáveis no património cultural da zona e na biodiversidade do estuário do Sado".
É ainda explicado que esta providência cautelar é a "primeira que o movimento interpõe depois de se ter constituído como associação, por forma a corresponder às exigências técnicas de representatividade que justificaram o indeferimento das providências anteriores por parte do Tribunal".
Na mesma missiva, o SOS Sado não deixa de "apontar o dedo" à Agência Portuguesa do Ambiente e ao Governo, pelo que espera que a nova providência cautelar tenha "efeitos imediatos" face à sólida argumentação apresentada.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
