Homepage
- E já existem planos para expandir, no resto do país, o projeto 'Reciclar para Ganhar'.
-
-
Embalagens de plástico, vidro e metal em troca de talões de desconto para compras no mercado, bilhetes de cinema e entradas nas piscinas municipais.
É assim que funciona a máquina de recolha de resíduos recicláveis que a Câmara da Póvoa de Varzim instalou há um ano no mercado municipal. Um projecto-piloto que teve tanto sucesso que em breve será alargado.
“Sendo um projecto-piloto, não sabíamos bem qual seria a receptividade da população, mas superou todas as nossas melhores expectativas. O desafio é, agora, termos um outro equipamento, e com maior capacidade”, afirmou, à agência noticiosa Lusa, Sílvia Costa, vereadora com o pelouro do Ambiente da autarquia poveira.
Segundo dados da Câmara Municipal, a máquina foi utilizada por mais de 17 mil pessoas, recolhendo um total 420 mil embalagens, correspondentes a 30 toneladas de resíduos recicláveis.
Sílvia Costa considerou que o equipamento provou que “quando há bonificações as pessoas mobilizam-se ainda mais na defesa do ambiente, e chegam mesmo a alterar as suas rotinas”, explicando que esse é um dos motivos da autarquia querer dar sequência ao projeto, com uma máquina com maior capacidade.
Para isso, e mantendo a parceria com a LIPOR neste projeto, apelidado 'Reciclar para Ganhar', a Câmara da Póvoa de Varzim pretende fazer uma nova candidatura ao Fundo Ambiental, do ministério do Ambiente, para a aquisição de um novo equipamento, tendo já sentido de interesse de novos parceiros para se associarem às recompensas pelas entregas de resíduos.
O projeto pioneiro a nível nacional chamou o interesse do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que numa visita à Póvoa de Varzim manifestou a intenção de também replicar o modelo em outras cidades do país.
De referir que em Itália, mais concretamente em Roma, existe um sistema semelhante de incentivo da população à reciclagem.
De modo a tornar a cidade eterna mais ecológica, a empresa de transportes públicos da cidade, a ATAC, decidiu no passado mês de julho adotar uma medida inovadora na União Europeia.
Na capital de Itália são oferecidos bilhetes de metro aos viajantes que reciclem garrafas de plástico nas máquinas que foram instaladas em determinadas estações.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaCâmara Municipal da Póvoa de Varzim
-
FonteRedação
