Homepage
- Associação ambientalista Zero quer que o transporte marítimo passe a ter licenças e limites às emissões de CO2 da União Europeia.
-
-
Os dados constam de um estudo da Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E) do qual a ZERO, Associação Sistema Terrestre Sustentável, faz parte.
Aí é revelado que as emissões poluentes dos navios que abastecem em Portugal é equivalente à poluição gerada pelas oito cidades portugueses com mais automóveis registados. Cidades essas que estão localizadas nas áreas de Lisboa, Porto e Braga.
Devido ao excesso de poluição que é gerada pelos navios, "Portugal é o quinto país europeu com maiores emissões associadas ao transporte marítimo de combustíveis fósseis (25%)", apontou o estudo.
Como tal, a associação ambientalista ZERO defende que o transporte marítimo passe a ter licenças e limites às emissões de CO2 para navios que atracam em portos europeus.
Com base nas estatísticas oficiais da União Europeia (UE), o estudo da federação T&E apurou que em 2018 os navios que navegam com destino e partida da Europa emitiram mais de 139 milhões de toneladas de CO2, concluindo que, se as "emissões do transporte marítimo fossem equivalentes às de um país europeu, seria o oitavo maior emissor da UE, depois da Holanda".
Apesar da quantidade de emissões de CO2, o "transporte marítimo é o único modo de transporte sem medidas concretas para reduzir as suas emissões", advertiu a associação ambientalista, referindo que, além disso, as emissões de carbono emitidas pelos grandes navios não são cobradas.
"O setor marítimo está isento pela legislação da UE de pagar impostos sobre o combustível que consome, o que representa uma efetiva subsidiação no valor de 24 mil milhões de euros por ano", apontou a ZERO, com base nas conclusões do estudo da federação T&E.
Um dos compromissos assumidos pela nova presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi o de incluir as emissões do transporte marítimo internacional no regime europeu de comércio de licenças de emissão, para que este setor também contribua no objetivo de tornar a Europa neutra em carbono.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
