Homepage
- A previsão de chuva, em Portugal Continental, permanece até sábado.
-
-
Tal como constavam das previsões meteorológicas, tem-se sentido um pouco por todo o país, nas últimas horas, os efeitos da depressão Elsa.
Situação que, desde a meia-noite de hoje, já levou os bombeiros a responderem a centenas de ocorrências. A maioria das quais relacionadas com inundações e quedas de árvores.
"O que vai afetar mais diretamente o estado do tempo é a passagem de umas ondulações frontais associadas a uma depressão complexa da qual faz parte a Elsa. Hoje será o dia mais gravoso em termos de vento e precipitação", explicou Ricardo Tavares, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à agência noticiosa Lusa.
Perante este cenário de mau tempo, aumentou, nesta quinta-feira, para nove o número de distritos sob aviso vermelho, segundo o IPMA.
Ontem o instituto emitiu um aviso vermelho (o primeiro mais grave) para os distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Viana do Castelo devido à chuva forte e persistente, podendo esta ser acompanhada de trovoada.
Este aviso vigorará entre as 12h00 e as 21h00 em Vila Real e Braga, e entre as 12h00 e as 18h00 em Viana do Castelo, adianta o IPMA em comunicado. No Porto e em Aveiro, o aviso vermelho estará em vigor entre as 15h00 e as 21h00.
Já hoje, o instituto colocou também sob aviso vermelho, devido à previsão de rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora, os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.
Segundo o IPMA, as rajadas de vento podem mesmo atingir os 140 quilómetros/hora nas terras altas, entre as 18h00 de hoje e as 03h00 de sexta-feira.
Sob aviso laranja (o segundo mais grave) para precipitação, vento ou agitação marítima, que vigoram em diferentes períodos até sábado, estarão os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga.
No aviso relativo ao vento, nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga podem ser registadas rajadas de vento entre os 100 e os 130 quilómetros por hora.
Só com avisos amarelos (o terceiro mais grave) estará o distrito de Évora, para precipitação e vento.
Já nos Açores, o instituto colocou todas as ilhas do arquipélago sob aviso laranja até às 18h00 de hoje (hora local, mais uma no continente). Isto devido às previsões de vento forte, com rajadas até 130 km/hora do quadrante oeste e agitação marítima, com ondas de altura significativa entre seis a nove metros de oeste/noroeste.
O mau tempo permanecerá até sábado, segundo as previsões do IPMA. A partir de domingo, tudo deverá começar a melhorar para um Natal onde a chuva, ao que tudo indica, dará tréguas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
