Homepage
- No estômago do mamífero estavam redes de pesca, sacos, copos de plástico, cordas e correias.
-
-
A poluição dos oceanos é um sério problema ambiental nos dias de hoje e que tem consequências bem gravosas para o ecossistema marinho e não só.
Um dos mais recentes relatos deste problema chega do Reino Unido, mais concretamente da Escócia. Na ilha Harris um grupo ambientalista local, Scottish Marine Animal Stranding Scheme (SMASS), encontrou um cachalote morto com 100 quilos de lixo no estômago.
Segundo os membros desta organização, que investiga mortes de baleias e golfinhos, no estômago do mamífero estavam redes de pesca, sacos, copos de plástico, cordas e correias.
Numa longa publicação, na sua página oficial na rede social Facebook, a SMASS não escondeu a perplexidade com o cenário encontrado.
"É horrível a quantidade de plástico encontrada. Deverá ter comprometido o sistema digestivo do animal e serve mais uma vez para demonstrar os perigos que o lixo marinho e a pesca podem causar ao ecossistema. É também um bom exemplo de que esta é uma questão global, causada por uma série de atividades humanas", considera a entidade britânica.
Apesar da enorme quantidade de lixo encontrado no estômago do cachalote, não está claro que esta tenha sido a causa direta da morte do animal. "Não foram encontradas evidências de que os detritos tenham obstruído os intentinos".
A Scottish Marine Animal Stranding Scheme acredita que todos estes detritos deverão ter sido ingeridos num "local qualquer entre a Noruega e os Açores".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFacebook SMASS
-
FonteRedação
