Homepage
- Em 2004 os mamíferos, após análises efetuadas, deram positivo ao vírus da cinomose.
-
-
O vírus da cinomose, que só tinha sido visto em animais no Oceano Atlântico, chegou ao Oceano Pacífico, pois lontras e focas na costa do Alasca foram detectadas com essa infeção.
Quem o diz é um estudo publicado na revista científica 'Nature'. A causa para esta situação está relacionada com o derretimento do gelo no Ártico. A mesma publicação avisa que as alterações climáticas, que estão na origem do fenómeno descrito atrás, podem espalhar doenças para novas áreas e animais.
Os animais do Pacífico, após análises efetuadas, deram positivo ao vírus da cinomose em 2004, isto é, dois anos após um grande surto de cinomose ter atingido as focas europeias.
De acordo com uma das investigadores deste estudo, Tracey Goldstein, tudo poderá ter acontecido devido às focas que viajaram, na altura, entre o Atlântico Norte e o Pacífico. Transportavam consigo o vírus e consequentemente transmitiram o mesmo às lontras. Um fenómeno que poderá ter ocorrido, depois das focas aproveitarem o facto de, em 2002, estar descongelado o espaço entre o Atlântico Norte e o Pacífico.
Importa recordar que o vírus da cinomose pode ser mortal entre as focas. O ano passado centenas de focas foram encontradas sem vida nos Estados Unidos da América, depois de terem sido infectadas com este mesmo vírus.
Aguarda-se agora pelos resultados dos estudos aos anticorpos em 2016, de modo a saber se o vírus da cinomose voltou a espalhar-se.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
