Homepage

  • “Experiência, vontade e ajuda para disputar as maiores ondas do dia já tenho”
    26 novembro 2019
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    DR Tony Laureano
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O Beachcam esteve à conversa com um jovem determinado e que, apesar de toda aptidão para enfrentar mar gigante, mostra ter os pés assentes em terra bem firme.
  • Foi o mais jovem surfista a atirar-se ao mar da Nazaré nos seus dias maiores, ficando conhecido desde sedo pelo seu apetite, fora do normal para a idade, para ondas grandes. Aos 17 anos, Tony Laureano é, cada vez mais, uma presença regular na Praia do Norte e apresenta-se como o mais promissor jovem big rider nacional.

    Sempre destemido e recuperado da lesão que o afetou recentemente, Tony tem no seu pai, o experiente waterman Ramon Laureano, o grande apoio, dentro e fora de água. Os seus feitos já lhe renderam alguns prémios, como os recentes conquistados nos XXL EDP Mar Sem Fim.

    O Beachcam esteve à conversa com um jovem determinado e que, apesar de toda aptidão para enfrentar mar gigante, mostra ter os pés assentes em terra bem firme.

    Beachcam - Depois de teres recuperado da lesão, sentes que estás pronto para um inverno recheado de ondas e uma ainda maior afirmação do teu nome a nível internacional?

    Tony Laureano - Sim, felizmente já me sinto a 100 por cento para esta temporada devido ao excelente trabalho que o Nuno Morais (Fisiotrauma) fez nestes últimos quatro meses. Nas primeiras sessões ainda senti um bocado o pé. Porém, nas sessões dos dias 20 e 21 de novembro, tanto a fazer tow-in como remada, senti-me novo e preparado. Na minha opinião um atleta para ser reconhecido tem que esforçar-se, dedicar-se e amar realmente o que faz. Tenho que abdicar de muitas coisas na minha vida para poder ter este desempenho. Foi assim que, na temporada passada, acabei por ser reconhecido e espero nesta o conseguir também.

    Beachcam - Sentes que num futuro próximo podes ser parte integrante da elite que compete na Nazaré?

    Tony Laureano - É um dos meus maiores sonhos, competir com os melhores big riders do mundo, pois já tenho a sorte de surfar na Nazaré, um dos maiores palcos do mundo ao nível de treino, adrenalina e desafio das ondas grandes. Tenho quase a certeza - e trabalho para isso! - que se continuar a fazer o meu trabalho bem feito um dia farei parte dessa elite.

    Beachcam - Como tem sido planeada a tua evolução dentro de água? Quando pensas adquirir a experiência necessária para lutar pelas maiores ondas das sessões?

    Tony Laureano - No surf de ondas grandes é um pouco difícil planear uma evolução. Tudo depende do nosso à vontade e da equipa dentro e fora de água. Experiência necessária, vontade e ajuda para disputar as maiores ondas do dia já tenho, pois este desporto é sem sombra de dúvida um grande trabalho de equipa. Sem o piloto, que é o meu pai (Ramon Laureano), e sem o meu spotter (José Sales) não conseguiria ter êxito nestas bombas que apanho e que por vezes acabam por ser as maiores bombas do dia.

    Beachcam - Deste elenco de luxo que compete nestes eventos internacionais há algum nome em especial que te inspire?

    Tony Laureano - Sim, sem dúvida que há. Neste momento quem mais me inspira são nomes como Lucas Chianca, Kai Lenny, Grant Baker, Alex Botelho e João de Macedo.

    Beachcam - Tens visto cada vez mais jovens na água em dias maiores ou pensas que ainda há poucos com coragem para se atirarem ao mar gigante? Sentes que podes servir de inspiração para uma geração nesse aspeto?

    Tony Laureano - Penso que sim. Ultimamente tenho visto cada vez mais jovens a surfarem ondas cada vez maiores. A nível internacional também há jovens com grandes capacidades para surfar ondas gigantes, aliás, tenho recebido mensagens de muitos miúdos da minha idade, e não só, que querem vir surfar comigo na Nazaré. Com isto posso dizer que acabo por servir como inspiração para todos eles, pois acho que ainda sou o mais novo a surfar ondas desta dimensão.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • tony laureano
  • Ondas Grandes
  • Entrevista
  • nazaré
  • praia do norte
  • Fotografia
    DR Tony Laureano
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
outubro 21
Costa da Morte, na Galiza, quer ser Reserva Mundial de Surf
outubro 21
Salvamentos aumentaram nas praias portuguesas na época balnear de 2020
outubro 21
Primeira ondulação grande da temporada deverá entrar na Nazaré a partir de domingo
outubro 21
Circuito Regional da Madeira SUP Race arrancou em grande estilo
outubro 21
Bodyboard: Título nacional feminino vai decidir-se na Póvoa de Varzim
outubro 19
Bernardo Jerónimo, o único português a competir no Frontón King, já está na 3ª ronda
outubro 20
Depressão Bárbara: Aviso vermelho alargado a mais 3 distritos do continente
pub