Homepage
- Bruno Grandela, Raquel Bento e Nicolau Filipe foram os mais fortes no final da temporada de 2019.
-
-
Arrancou no passado fim de semana, o XV Estoril Surf Festival, com o Campeonato Nacional de Longboard a dar o pontapé de saída do certame.
Na Praia de São Pedro do Estoril decorreu a quinta e última etapa da temporada. Apenas o título de Sub-18 estava atribuído, por antecipação, a Nicolau Filipe, que, com três vitorias em quatro etapas disputadas, chegou descontraído à última ronda da época.
Talvez por isso, Nicolau teve dificuldades em encontrar as ondas que lhe permitiam aplicar o seu surf progressiv. Assim quedou-se apenas pelo terceiro lugar entre os Sub-18. Filipe Ferreira, que melhorou muito ao longo da época, ainda lutou por uma melhor posição, mas quedou-se pela quarta posição.
Já os locais Frederico 'Kiko' Mittermayer e António Dantas abordaram a final de forma distinta. Enquanto o Kiko foi com os outros dois atletas para o pico principal, António Dantas ficou na Pata do Cavalo, começando a bateria sem oposição, destacando-se na liderança.
Com a maré a encher, o pico principal perdia consistência e faltavam ondas com potencial para todos. O grande beneficiado foi Kiko Mittermayer, que com paciência e demonstrando um grande conhecimento do pico apanhou as duas bombas que apareceram e com isso obteve duas notas na casa dos seis pontos. Pontuações que construíram a vitória na categoria Sub-18, tendo relegado o seu companheiro de treino, António Dantas, para a segunda posição.
Na categoria Open havia três atletas com possibilidades de garantirem o ceptro nacional. Eram eles Diogo Gonçalves, Bruno Grandela e João Dantas. Ao longo da prova estes foram ultrapassando os seus adversários com maior ou menor dificuldade.
Com a entrada de uma frente de Oeste o mar ficou mais mexido e a escolha de ondas tornou-se essencial. O primeiro a cair foi João Dantas, que na meia final saiu prejudicado com as ondas que apanhou.
Assim, Diogo Gonçalves e Bruno Grandela discutiram o título na final. Grandela foi o primeiro a fazer uma boa onda, tendo saltado para a liderança. Esta ficou ameaçada pelas respostas de António Dantas e João Gama, mas com duas ondas desde o pico até à praia, Bruno Grandela selou a vitória e a respetiva conquista do título nacional.
Quanto à categoria feminina, esta começou com uma grande surpresa. Raquel Bento, líder do campeonato à chegada à Linha de Cascais, não se encontrou com as ondas de São Pedro do Estoril e cedo ficou pelo caminho. Eliminação precoce que abriu a porta à renovação do título por parte de Kathleen Barrigão.
Numa final muito disputada e com constantes alterações de posição, Kathleen conseguiu chegar à liderança a poucos minutos do fim. No entanto, a fechar a bateria, Inês Martins conseguiu apanhar uma boa onda obtendo a nota que necessitava para ganhar a final. Kathleen Barrigão teve assim de contentar-se com o segundo posto e viu o título fugir para as mãos de Raquel Bento.
Nota ainda para Inês de Castro e Maria Melendez que ficaram com a terceira e quarta posições, respetivamente.
No próximo sábado o XV Estoril Surf Festival voltará à ação. Desta vez, decorrerá a quarta e última etapa da temporada de 2019 do Circuito Nacional de Skimboard. Momento para atribuir os títulos nacionais das categorias Open, Feminino e Sub-16.
O Estoril Surf Festival é organizado pelo Surfing Clube de Portugal e conta com os apoios da Câmara Municipal de Cascais, Federação Portuguesa de Surf, entre outros.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedaçã
