Homepage

  • São Pedro do Estoril coroou os novos campeões nacionais de longboard
    06 novembro 2019
    arrow
    arrow
  • Bruno Grandela, Raquel Bento e Nicolau Filipe foram os mais fortes no final da temporada de 2019.
  • Arrancou no passado fim de semana, o XV Estoril Surf Festival, com o Campeonato Nacional de Longboard a dar o pontapé de saída do certame.

    Na Praia de São Pedro do Estoril decorreu a quinta e última etapa da temporada. Apenas o título de Sub-18 estava atribuído, por antecipação, a Nicolau Filipe, que, com três vitorias em quatro etapas disputadas, chegou descontraído à última ronda da época.

    Talvez por isso, Nicolau teve dificuldades em encontrar as ondas que lhe permitiam aplicar o seu surf progressiv. Assim quedou-se apenas pelo terceiro lugar entre os Sub-18. Filipe Ferreira, que melhorou muito ao longo da época, ainda lutou por uma melhor posição, mas quedou-se pela quarta posição.

    Já os locais Frederico 'Kiko' Mittermayer e António Dantas abordaram a final de forma distinta. Enquanto o Kiko foi com os outros dois atletas para o pico principal, António Dantas ficou na Pata do Cavalo, começando a bateria sem oposição, destacando-se na liderança.

    Com a maré a encher, o pico principal perdia consistência e faltavam ondas com potencial para todos. O grande beneficiado foi Kiko Mittermayer, que com paciência e demonstrando um grande conhecimento do pico apanhou as duas bombas que apareceram e com isso obteve duas notas na casa dos seis pontos. Pontuações que construíram a vitória na categoria Sub-18, tendo relegado o seu companheiro de treino, António Dantas, para a segunda posição. 

    Na categoria Open havia três atletas com possibilidades de garantirem o ceptro nacional. Eram eles Diogo Gonçalves, Bruno Grandela e João Dantas. Ao longo da prova estes foram ultrapassando os seus adversários com maior ou menor dificuldade.

    Com a entrada de uma frente de Oeste o mar ficou mais mexido e a escolha de ondas tornou-se essencial. O primeiro a cair foi João Dantas, que na meia final saiu prejudicado com as ondas que apanhou.

    Assim, Diogo Gonçalves e Bruno Grandela discutiram o título na final. Grandela foi o primeiro a fazer uma boa onda, tendo saltado para a liderança. Esta ficou ameaçada pelas respostas de António Dantas e João Gama, mas com duas ondas desde o pico até à praia, Bruno Grandela selou a vitória e a respetiva conquista do título nacional.

    Quanto à categoria feminina, esta começou com uma grande surpresa. Raquel Bento, líder do campeonato à chegada à Linha de Cascais, não se encontrou com as ondas de São Pedro do Estoril e cedo ficou pelo caminho. Eliminação precoce que abriu a porta à renovação do título por parte de Kathleen Barrigão. 

    Numa final muito disputada e com constantes alterações de posição, Kathleen conseguiu chegar à liderança a poucos minutos do fim. No entanto, a fechar a bateria, Inês Martins conseguiu apanhar uma boa onda obtendo a nota que necessitava para ganhar a final. Kathleen Barrigão teve assim de contentar-se com o segundo posto e viu o título fugir para as mãos de Raquel Bento.

    Nota ainda para Inês de Castro e Maria Melendez que ficaram com a terceira e quarta posições, respetivamente. 

    No próximo sábado o XV Estoril Surf Festival voltará à ação. Desta vez, decorrerá a quarta e última etapa da temporada de 2019 do Circuito Nacional de Skimboard. Momento para atribuir os títulos nacionais das categorias Open, Feminino e Sub-16.

    O Estoril Surf Festival é organizado pelo Surfing Clube de Portugal e conta com os apoios da Câmara Municipal de Cascais, Federação Portuguesa de Surf, entre outros. 

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Praia de São Pedro do Estoril
  • Longboard
  • Estoril Surf Festival
  • São Pedro do Estoril
  • Estoril
  • Bruno Grandela
  • Raquel Bento
  • Nicolau Filipe
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Surfing Clube de Portugal
  • Fonte
    Redaçã
pub
similar News
similar
dezembro 09
Agitação marítima coloca 7 distritos em aviso amarelo
dezembro 09
SOS Sado avança com nova providência cautelar para travar dragagens
dezembro 09
Mais de dois mil coalas já faleceram nos incêndios da Austrália
dezembro 09
Em Portugal os navios poluem tanto como as 8 cidades com mais automóveis
dezembro 09
Nazaré Winter Sessions powered by Mercedes-Benz - 4º Episódio
dezembro 02
Nazaré Winter Sessions powered by Mercedes-Benz - 3º Episódio
dezembro 06
Frio vai embora, mas a chuva deverá regressar no domingo