Homepage
- Este cenário colocou Portugal no 4.º posto da geral, em igualdade com a África do Sul e à frente se seleções como os Estados Unidos, Japão, Brasil, Peru ou França.
-
-
Foi um dia quase perfeito para a Seleção Nacional que compete no Mundial ISA, em Huntington Beach, na Califórnia. Esta quinta-feira a equipa portuguesa acabou a jornada com o sabor amargo da primeira eliminação, mas nem isso apagou a excelente prestação conseguido ao longo do dia, que deixa a equipa das quinas no top 5 da classificação virtual.
Já depois de ter vencido um heat nas repescagens, a jovem Beatriz Carvalho acabou por ser eliminada no último heat do dia, na 3.ª ronda da repescagem da prova sub-16 feminina, por apenas 32 centésimas, deixando, assim, a equipa das quinas reduzida a 11 elementos. Foi por muito pouco que Portugal não se conseguiu manter entre o restrito lote de equipas intactas à entrada para os dias finais do Mundial, onde apenas conseguem estar Havai, Espanha e Austrália.
À parte desse percalço, a equipa das quinas teve um dia bastante positivo, conseguindo continuar com um surfista em prova no quadro de principal de praticamente todos os escalões, exceto nos Sub-16 femininos, onde Kika Veselko e Gabriela Dinis estão na 4.ª ronda de repescagem. Gabriela que saiu derrotada na ronda 3 do quadro principal, ao contrário de KIka que superou com dois triunfos a ronda 2 e 3 de repescagem – no primeiro fez mesmo um score de 14,43 pontos.
Nos sub-18 masculinos, Guilherme Ribeiro esteve em bom plano e conseguiu um 2.º lugar a caminho da ronda 5 do quadro principal, onde já só restam 8 surfistas. Agora, o português vai tentar o acesso à final do quadro principal frente ao taitiano Kauli Vaast, ao mexicano Alan Cleland e ao costarriquenho Malakai Martinez. Já nas repescagens, José Champalimaud conseguiu mais um triunfo na 3.ª ronda, enquanto João Vidal ainda está à espera de competir nessa mesma fase.
Em Sub-18 femininos a mesma receita, uma vez que Mafalda Lopes conseguiu vencer com mérito um equilibrado heat na ronda 4, avançando para a ronda 5, onde já só estão 6 surfistas em prova. Agora, Mafalda vai lutar com as japonesas Minami Nonaka e Shino Matsuda por um lugar na final de repescagens. Repescagens, essas, que não avançaram no dia de hoje, com Matilde Passarinho ainda à espera de competir na ronda 3 e Carolina Santos à espera de adversárias na ronda 4.
Por fim, em Sub-16 masculinos, Afonso Antunes imitou os colegas mais velhos e também avançou para a 5.ª ronda, graças a um 2.º posto num heat muito renhido na ronda 4, em que bateu o francês Kilyan Guerrin por apenas 3 centésimos. Afonso está já entre os oito melhores surfistas nesta categoria e vai enfrentar os norte-americanos Ryan Huckabee e Tak Lindbald e o sul-africano Daniel Emslie na luta por uma vaga na final de qualificação. Joaquim Chaves e Martim Paulino, por sua vez, estão na à espera de competir na 4.ª ronda de repescagem.
Este cenário colocou Portugal no 4.º posto da geral, em igualdade com a África do Sul, e a uma distância perfeitamente alcançável do trio da frente. A equipa das quinas está, por esta altura, mesmo à frente se seleções como os Estados Unidos, Japão, Brasil, Peru ou França. Mas é nos próximos dias que tudo se decide e esta sexta-feira, com principal focos nas repescagens, será um dia extremamente importante para as contas nacionais.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA
-
FonteRedação
