Homepage
- Esperanças nacionais depositadas num só surfista, no Mundial ISA Júnior, após as eliminações de Joaquim Chaves, Mafalda Lopes e Guilherme Ribeiro.
-
-
Não está a ser fácil a ponta final desta histórica presença de Portugal no Mundial de Surf ISA Júnior, que decorre até hoje na emblemática Huntington Beach.
No dia de ontem, o sétimo da competição, Portugal viu mais três surfistas serem eliminados no mar da praia californiana.
Guilherme Ribeiro (Sub-18) perdeu nas meias finais do quadro final, em terceiro lugar, e depois em quarto nas repescagens. Mafalda Lopes, em Sub-18 feminino, teve o mesmo percurso. Já Joaquim Chaves, que estava nas meias-finais da repescagem, também perdeu em terceiro e foi eliminado.
Assim dos 12 surfistas selecionados para defenderem as cores nacionais por terras do Tio Sam, resta apenas Afonso Antunes, na categoria Sub-16, que irá disputar a primeira final de repescagens, potencialmente a dois heats da final.
Refira-se que Afonso foi parar às repescagens na última onda das meias finais de qualificação, quando o norte-americano Taj Lindblad inventou um aéreo que lhe permitiu 'roubar' o segundo lugar ao português. Decisão que causou alguma polémica no seio da delegação lusa, pois Afonso tinha acabado de fazer uma manobra semelhante que não fora tão pontuada.
Na repescagem, contudo, o jovem surfista português não desiludiu e venceu o seu heat, qualificando-se para a nona ronda repescagens, onde terá de defrontar o espanhol Jacobo Trigo, o japonês Tenshi Iwami e o sul-africano Daniel Emslie .
Recorde-se que Afonso, filho do antigo campeão nacional e europeu João Antunes, já foi sexto em 2018 nesta mesma competição e tem sido um dos destaques ao longo de todo o evento.
Para o dia final do Mundial ISA Júnior será em Afonso Antunes que toda a comitiva nacional concentra agora as suas esperanças.
"Temos toda a fé no Afonso Antunes. É nele no qual temos de concentrar todas as nossas energias. Está na final das repescagens, a dois heats das medalhas. Neste sábado sofremos um forte revés na classificação geral com estas eliminações, mas vamos esperar pelo dia final. Isto porque o Afonso pode levar daqui um resultado histórico para Portugal", considera David Raimundo, o selecionador nacional.
Em termos de classificação colectiva, Portugal ocupa o sétimo lugar à entrada para o último dia de competição no Mundial de Surf ISA Júnior.
Uma classificação que é liderada pelo conjunto que joga em casa, os Estados Unidos da América, enquanto que o Japão e o Havai ocupam a segunda e terceira posições, respetivamente.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
