Homepage

  • Parlamento Europeu declara estado de 'emergência climática e ambiental'
    28 novembro 2019
    arrow
    arrow
  • Europa quer reduzir a emissão de gases com efeito de estufa em 55% até 2030.
  • A palavra 'emergência climática' continua a estar na ordem do dia. Desta feita esteve em cima da mesa no Parlamento Europeu.

    Como ta, a instituição europeia declarou nesta quinta-feira, em Estrasburgo, o estado de "emergência climática e ambiental" e defendeu que a União Europeia se comprometa a reduzir emissões de gases com efeito de estufa em 55% até 2030. Isto para atingir a neutralidade climática até 2050.

    A posição da assembleia foi adotada com a aprovação de uma resolução, em vésperas da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima, que decorrerá na capital de Espanha, Madrid, entre os dias 2 e 13 de dezembro.

    O texto, aprovado com 429 votos a favor, 225 contra e 19 abstenções, defende que é "fundamental tomar medidas imediatas e ambiciosas para limitar o aquecimento global a 1,5°C e evitar uma perda maciça de biodiversidade".

    Os eurodeputados exortam a Comissão Europeia, Estados-Membros e todos os intervenientes a nível mundial a tomarem urgentemente as medidas concretas necessárias para combater e conter esta ameaça, "antes que seja demasiado tarde".

    Numa outra resolução, sobre a Conferência de Madrid (COP25), a assembleia insta os líderes europeus a manifestarem o seu apoio, no Conselho Europeu de 12 e 13 de dezembro, ao objetivo de longo prazo da UE de alcançar um nível nulo de emissões líquidas de gases com efeito de estufa "o mais rapidamente possível e, o mais tardar, até 2050".

    "É da maior importância a União enviar uma mensagem clara, durante a COP25, de que está pronta para aumentar o seu contributo para o Acordo de Paris", lê-se nesta resolução, aprovada em plenário com 430 votos a favor, 190 contra e 34 abstenções.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Parlamento Europeu
  • Europa
  • Ambiente
  • Natureza
  • Ecossistema
  • Emergência climática
  • Emergência ambiental
  • Emergência climática e ambiental
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
fevereiro 01
Surf nacional lamenta perda de Pedro Lacerda
fevereiro 03
Lucas Fink, de Ipanema para as ondas grandes da Nazaré com a prancha de skimboard: 'Se o teu sonho não te dá medo, não estás a sonhar alto'
fevereiro 03
Sol e temperaturas acima dos 20ºC no primeiro fim de semana de fevereiro
fevereiro 03
Está a chegar o Circuito Regional de Surf do Sul 2023!
fevereiro 02
Tempo frio ainda deixa três distritos sob aviso amarelo
fevereiro 02
Praia da Empa coroou vencedores do Science Ericeira 2022
fevereiro 01
FUEL TV assegura transmissão do Winter Dew Tour 2023 à escala global