Homepage
- Europa quer reduzir a emissão de gases com efeito de estufa em 55% até 2030.
-
-
A palavra 'emergência climática' continua a estar na ordem do dia. Desta feita esteve em cima da mesa no Parlamento Europeu.
Como ta, a instituição europeia declarou nesta quinta-feira, em Estrasburgo, o estado de "emergência climática e ambiental" e defendeu que a União Europeia se comprometa a reduzir emissões de gases com efeito de estufa em 55% até 2030. Isto para atingir a neutralidade climática até 2050.
A posição da assembleia foi adotada com a aprovação de uma resolução, em vésperas da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima, que decorrerá na capital de Espanha, Madrid, entre os dias 2 e 13 de dezembro.
O texto, aprovado com 429 votos a favor, 225 contra e 19 abstenções, defende que é "fundamental tomar medidas imediatas e ambiciosas para limitar o aquecimento global a 1,5°C e evitar uma perda maciça de biodiversidade".
Os eurodeputados exortam a Comissão Europeia, Estados-Membros e todos os intervenientes a nível mundial a tomarem urgentemente as medidas concretas necessárias para combater e conter esta ameaça, "antes que seja demasiado tarde".
Numa outra resolução, sobre a Conferência de Madrid (COP25), a assembleia insta os líderes europeus a manifestarem o seu apoio, no Conselho Europeu de 12 e 13 de dezembro, ao objetivo de longo prazo da UE de alcançar um nível nulo de emissões líquidas de gases com efeito de estufa "o mais rapidamente possível e, o mais tardar, até 2050".
"É da maior importância a União enviar uma mensagem clara, durante a COP25, de que está pronta para aumentar o seu contributo para o Acordo de Paris", lê-se nesta resolução, aprovada em plenário com 430 votos a favor, 190 contra e 34 abstenções.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
