Homepage
- A Praia de São Pedro do Estoril foi o palco que serviu de conclusão para a temporada de 2019 do Circuito Nacional de Skimboard.
-
-
No passado sábado, o XV Estoril Surf Festival recebeu a quarta e última etapa da presente época do Circuito Nacional de Skimboard. Um evento que decorreu na Praia de São Pedro do Estoril.
Apesar do título Open já estar decidido, a final desta categoria recebeu quatro atletas muito motivados e competitivos. A disputa deu-se entre Miguel Braz – vencedor das três etapas disputadas na presente época - Afonso Ruiz, Ricardo Dias e Miguel Ramos.
Já com título no bolso, Braz apresentou-se nesta última etapa descontraído. Por isso mesmo, acabou por obter um terceiro lugar que refletiu a sua demasiado segura prestação na prova.
O atleta do Surfing Clube de Portugal, Afonso Ruiz, esteve a um bom nível na meia final, mas na final não conseguiu concluir algumas ondas, tendo optado por abordar maioritariamente ondas de frontside. Ainda assim fechou a época no segundo posto da categoria Open.
O atleta de Sesimbra, Ricardo Dias, que falhou a primeira etapa do circuito e conquistou dois terceiros lugares nas restantes, conseguiu demonstrar maior velocidade e isso fez a diferença na final, permitindo a vitória nesta etapa.
Na categoria Open, mas no setor feminino, o título também já estava decidido. A atleta da Associação Sealand de Santa Cruz, Carolina Ruivo venceu as três primeiras etapas do circuito, o que permitiu selar a conquista do título de campeã nacional feminina de skimboard.
Para esta prova apenas três atletas se apresentaram no dia da prova. Apesar do reduzido número, a final foi disputada com garra e tenacidade.
Raquel Almeida e Maria Marques, atleta do Surfing Clube de Portugal, não conseguiram superar a qualidade técnica da atleta de Santa Cruz que esteve sempre na liderança da bateria e fez o pleno nesta época de 2019. Para as contas finais da época fica ainda o vice-campeonato de Kika Freire.
Quanto à categoria de Sub-16, que este ano teve apenas duas etapas, esta foi a que mais inscritos teve em São Pedro do Estoril, o que demonstra um crescente interesse pela modalidade por parte dos atletas mais jovens.
Na final, Simão Teixeira teve de recorrer a uma prancha que não era a sua de maneira a conseguir concluir a sua prova. Demonstrou maior risco nas ondas, em relação aos restantes atletas o que permitiu garantir a vitória na prova e mais importante do que isso o título nacional na respetiva categoria. Kiko Carvalho, também ele atleta da Never Old Caparica Associação de Surf, quedou-se pelo segundo posto do campeonato.
Depois acolher o encerrar de época do Campeonato Nacional de Longboard e do mencionado Circuito Nacional de Skimboard a acção prosseguirá a bom ritmo no XV Estoril Surf Festival.
Nesta sexta-feira teremos a realização do Troféu Cascais, prova disputada por todos os atletas das escolas do concelho de Cascais. Já durante o fim de semana a Praia de São Pedro do Estoril receberá a final nacional do Campeonato de Surf Esperanças Sub-16.
Importa recordar que o Estoril Surf Festival é organizado pelo Surfing Clube Portugal e conta com os apoios da Câmara Municipal de Cascais, da Federação Portuguesa de Surf, entre outras entidades.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
