Homepage

  • Martim Paulino conquista o título nacional de esperanças Sub-16
    20 novembro 2019
    arrow
    arrow
  • Título conquistado num evento muito competitivo e que passou por três praias.
  • A última semana foi intensa, cheia de atividades e campeonatos no Estoril Surf Festival. Na passada segunda-feira chegou a comitiva açoriana, que ao abrigo do projeto 'Ondas de Magia' estagiou durante uma semana nas ondas de Cascais.

    Para além dos treinos dentro e fora de água, realizaram-se visitas a fábricas de pranchas, museus e locais de interesse na região. Na sexta-feira, com o mar pesado, decorreu a primeira etapa do Troféu Cascais, que foi destinado aos alunos das escolas de Cascais. 

    Com grandes performances, os vencedores foram Francisco Mittermayer (Iniciados), Maria Chaves (Feminino) e Miguel Kilford (Juvenis), que ainda realizaram a final 'Ondas de Magia' contra os melhores alunos açorianos dos três escalões.

    Francisco Mittermayer e Maria Chaves (Cascais) venceram Sara Nunes e Martim Nunes (Açores), enquanto Diogo Viegas (Açores) derrotou um exausto Miguel Kilford (Cascais).

    No sábado, disputou-se a prova mais aguardada de todas. O Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16. Competição que prometia muito e bom surf, sendo que as expectativas não foram goradas. Logo na primeira ronda destacaram-se Martim Nunes, com a melhor onda desta fase (8.50 pontos) e Martim Paulino com duas ondas muito boas (7.50 e 7.35 pontos).

    O Bico, na Praia de São Pedro do Estoril, permitia aos atletas com melhor leitura de onda a passagem direta para a terceira ronda. A escolha de ondas provocou várias surpresas colocando atletas com aspirações ao título sob pressão, na repescagem.

    Foi o que aconteceu a Daniel Nóbrega, Francisco Ordonhas, Bruno Marçal, João Crespo e Lourenço Sousa que apertados pela situação puxaram dos galões e ultrapassaram as dificuldades com distinção e com combinações de notas (duas melhores ondas) acima dos 10 pontos.

    Com a maré a encher, a organização alterou a estrutura para a Praia da Bafureira e as baterias da terceira ronda foram todas realizadas. Martim Nunes realizou as duas melhores ondas desta fase (8.50 e 8 pontos) com um surf muito fluido combinando manobras de risco elevado com velocidade.

    Rodrigo Chaves e José Maria Ribeiro também aproveitaram bem a ondulação que entrava com consistência e aplicaram boas manobras que lhes deram passagem à quarta ronda. Na última bateria do dia qualificou-se o açoriano, Francisco Benjamim que passou a ser o único representante das ilhas.

    O dia de domingo nasceu sem ondas na linha do Estoril, como as previsões indicavam há alguns dias. Com o esforço da organização e a colaboração de Miguel Gomes (presidente da Associação de Surf da Costa de Caparica) o campeonato foi transferido para a Caparica.

    Nesta fase, o grande destaque foi todo para Martim Paulino. Com duas excelentes notas, 9 e 8 pontos, Martim colocou a fasquia bem alta e marcou o melhor score combinado do campeonato com um total de 17 pontos em 20 possíveis.

    Francisco Ordonhas, Daniel Nóbrega e Rodrigo Chaves foram os atletas que mais lutaram por uma vaga na fase 'man on man', mas perderam por margens pequenas e despediram-se do campeonato.

    Nos quartos de final Francisco Queimado, Bruno Marçal e José Maria Ribeiro não conseguiram contrariar as melhores prestações dos seus adversários e terminaram num honroso quinto lugar.

    A única bateria discutível foi disputada entre Martim Paulino e Lourenço Sousa. Numa altura em que o mar teve uma quebra, nenhum dos atletas conseguiu realizar ondas com boas notas e a expectativa foi crescendo com o tempo a esgotar-se. O triunfo acabou por ficar nas mãos de Martim.

    As meias finais, confirmaram o percurso consistente de Martim Nunes e Martim Paulino que com ondas próximas da excelência eliminaram João Crespo e Martim Ferreira, que terminaram o evento no terceiro posto.

    Na final, Martim Paulino entrou muito forte e cedo tomou a dianteira. Porém a resposta veio logo a seguir, com o Martim Nunes a aplicar o seu back side de forma sublime realizando a melhor onda até ao momento (7.25 pontos).

    Com diferenças muito pequenas, nas pontuações das melhores ondas, o suspense manteve-se até ao final da bateria, onde Martim Paulino selou a vitória com a melhor nota da final numa onda que lhe valeu 7.60 pontos. 

    Martim Paulino

    “Estou sem palavras, mas é muito bom terminar esta época com o título de campeão nacional. É uma sensação incrível.”

    Martim Nunes

    “Foi uma final muito disputada. Fica um sabor amargo, mas estou contente por ser vice-campeão."

    João Ferreira - Surfing Clube de Portugal

    “Como prevíamos, foi um campeonato difícil de gerir. Foi disputado em três praias diferentes, com calls muito assertivos e com um trabalho fenomenal de todo o staff do clube. Queria aqui agradecer ao Miguel Gomes que nos permitiu transferir a prova para a Caparica e poder desta forma dar as melhores condições a todos os atletas”

    O Estoril Surf Festival contou com a organização do Surfing Clube de Portugal e contou como os apoios da Câmara Municipal de Cascais, Federação Portuguesa de Surf e outras entidades. 

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Surf
  • Martim Paulino
  • Costa de Caparica
  • Portugal
  • Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16
  • Martim Nunes
  • Surfing Clube de Portugal
  • Praia da Bafureira
  • Troféu Cascais
  • Praia de São Pedro do Estoril
  • projeto Ondas de Magia
  • Estoril Surf Festival
  • Associação de Surf Costa de Caparica
  • Fonte
    João Ferreira/Estoril Surfing Portugal
pub
similar News
similar
abril 03
Liga MEO Surf Super Ranking – Quem foi o melhor surfista da década?
abril 03
Fim de semana será de chuva em todo o país
abril 02
Câmara de Sesimbra interdita acesso às praias do concelho
abril 02
Quarentena afasta curiosos da reprodução das tartarugas-oliva na Índia
abril 03
Não resistiu ver Malibu a quebrar perfeito e… acabou detido
abril 02
Dezenas de tartarugas-de-pente nascem numa praia brasileira deserta
abril 02
Poluição do ar também cai abruptamente na Índia
pub