Homepage
- Autoridades locais acreditam que este número ainda poderá aumentar.
-
-
Já foi apelidada de 'maré branca' e tem afectado diversas praias da costa atlântica de França, numa extensão de 500 quilómetros.
Mais de uma tonelada de cocaína foi encontrada e posteriormente recolhida dos areais franceses desde meados do mês de outubro. Para já desconhecem-se as causas que estão na origem desta situação. Em cima da mesa estão hipóteses como acidente de uma embarcação ou descarga voluntária.
A verdade é que a recolha da droga, que começou a dar à costa no dia 18 de outubro e intensificou-se a partir do dia 4 de novembro, deverá ultrapassar em breve a quantidade já recuperada, acreditam as autoridades.
Devido a toda a esta situação pelo menos cinco praias foram já interditadas na Gironda e vários municípios estão a proibir e a vigiar os acessos, até por questões de saúde pública.
"Quis fazer uma comunicação firme, no último fim de semana, pois receamos que as pessoas queiram recolher estes produtos para consumo próprio, o que é extremamente perigoso, e que traficantes ou aprendizes de traficantes tirem proveito da bênção e pensem poder fazer daqui algum dinheiro", explicou Philippe Astruc, procurador da cidade de Rennes.
"É absolutamente proibido apanhar, transportar e recolher este tipo de produto. É um crime punível até 10 anos de prisão", sublinhou procurador de Rennes, apelando ao "civismo" dos habitantes das regiões afetadas, os quais devem alertar a polícia em caso de descoberta dos pequenos fardos cheios de droga.
Droga essa, que segundo o magistrado, apresenta um elevado grau de pureza. "Cerca de 83 por cento", revelou.
Apesar do aviso, na passada segunda-feira, um adolescente de 17 anos com cinco quilos de cocaína em sua posse foi detido pelas autoridades numa praia de Lacanau, interdita ao público.
Segundo os polícias, o adolescente deslocou-se especialmente desde a cidade de Toulouse, no sudoeste de França, tendo sido detido por “detecção e aquisição de substâncias ilegais”.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
