Homepage

  • Frederico Morais 'orgulhoso' do encontro com o Presidente Marcelo
    06 novembro 2019
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Presidência da República
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Frederico Morais foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito do programa 'Desportistas no Palácio de Belém'.
  • Em vésperas de partir para o Havai, onde espera muito em breve carimbar o apuramento para o World Championship Tour (WCT) de 2020, Frederico Morais viveu ontem uma tarde diferente, mas muito especial para o próprio. 

    O surfista português foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo sido o convidado de honra do Programa 'Desportistas no Palácio de Belém', que arrancou no passado mês de outubro e prolonga-se até dezembro.

    Iniciativa da Presidência da República em colaboração com o Comité Olímpico de Portugal  que tem como objetivo aprofundar o interesse dos jovens pelas diferentes modalidades desportivas, através de encontros e momentos de diálogo entre alunos e desportistas, cujo trabalho muito tem contribuído para a valorização social da prática desportiva e prestigiado o nosso país.

    Desta forma, em plena Sala das Bicas do Palácio de Belém, Frederico Morais, Kikas como é carinhosamente conhecido no mundo do surf, respondeu a diversas questões pertinentes por parte de uma plateia de jovens estudantes muito bem informados sobre a temática do surf.

    Tudo debaixo do olhar atento e feliz do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à sessão sentado entre os mais novos. 

    Os presentes tiveram ainda a oportunidade de visualizar o primeiro de cinco episódios de uma série que Frederico lançou em 2018, na plataforma Youtube, e que incidem sobre esta sua viagem pelo mundo do surf. No episódio exibido, Morais puxou a fita atrás e relembrou o início da sua carreira.

    "É um orgulho poder partilhar a minha história e as minhas experiências com todos aqueles que estão aqui presentesA mensagem que queria transmitir é que tudo aquilo que o surf me deu chegou com muito trabalho e muito espírito de sacrifício. É necessário abdicar de muita coisa, mas com trabalho tudo é possível. Foi assim que alcancei o meu sonho. Existem momentos muito difíceis em que se não formos nós a acreditar em nós próprios tudo será mais complicado. Não devemos desistir e acreditar sempre que é possível. Foi essa a mensagem que a minha família passou. Com mais ou menos talento havemos de lá chegar. Se não conseguirmos, temos de ter a noção de que, pelo menos, demos tudo", sublinhou o atleta de Cascais.

    Em termos competitivos, o surfista de 27 anos não esqueceu a importância do momento que está a chegar com as etapas no Havai que vão decidir ou não o seu apuramento para o WCT de 2020. "É super decisivo para mim. Isto para, honestamente, voltar ao sítio ao qual pertenço: o World Championship Tour. Desde muito novo que a minha vida é o surf". 

    Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que considera Frederico Morais um "grande campeão", não escondeu que os "desportos de ondas têm um grande significado" para si.

    O Presidente Marcelo relembrou que "desde muito novo e até há quatro ou cinco anos" praticou bodyboard, em especial na Praia do Guincho, isto depois da aventura pelo surf, na sua juventude, não ter saído do bloco de partida. Tudo por força de uma intervenção cirúrgica ao menisco direito, consequência de problemas físicos contraídos a praticar ténis, que "desequilibrou um pouco" a mobilidade na prancha de surf.

    Desses tempos, Marcelo, que regressou ontem à agenda pública após a recente intervenção médica, não esquece o despique entre surfistas e bodyboarders. "É um bocadinho traumatizante. Estávamos sempre rodeados, à nossa volta, de enxames de surfistas, que tinham sempre prioridade nas ondas. Passam primeiro e nós, os 'rastejantes', depois ficamos à espera da segunda e terceira ondas", disse. 

    O Chefe de Estado aproveitou ainda a ocasião para reiterar a sua paixão pelo mar ou não fosse imagem de marca as suas sessões de natação em águas abertas.

    "O mar é, na verdade, uma experiência única. É uma atração sem limite. Não damos conta do tempo a passar. Pensamos que estamos dentro de água há uma hora, mas já passaram três. Dizemos sempre que vamos surfar a última onda, mas depois surfamos mais 10, mais 20 e por aí fora. Gostaria também de realçar o grupo de convívio que se encontra nestas aventuras. Encontram-se pessoas de várias gerações. Chegavam de moto, transportes públicos, entre outros meios de transporte. Algumas pessoas iam para dentro de água no intervalo das aulas ou na hora de almoço dos seus trabalhos. Só para aproveitar uma hora. É incrível, pois vivem-se experiências únicas", explicou o Presidente da República. 

    Depois de revisitar com carinho o passado, Marcelo falou sobre o futuro e a histórica presença olímpica do surf português, que terá Frederico Morais em ação. Nos planos está uma ida ao país do sol nascente.

    "Tenciono ir ao Japão, aos Jogos Olímpicos, e gostaria de ver o Frederico a vencer. É isso que ele quer e é para isso que está a trabalhar. Quantos mais vencedores portugueses tivermos, melhor. É essa a minha convicção", concluiu. 

    Uma aventura olímpica da qual Kikas aproveitou a ocasião para "reforçar a importância do apuramento de Portugal para os Jogos Olímpicos. É um orgulho muito grande poder representar o meu país no surf, na primeira vez que esta modalidade fará parte das Olimpíadas. Significa muito para o surf português. Não foi fácil, mas conseguimos". A ambição de uma medalha é uma realidade, mas até lá ainda há "muito trabalho a fazer".

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Surf
  • Portugal
  • Marcelo Rebelo de Sousa
  • Frederico Morais
  • Bélem
  • Palácio de Belém
  • Presidente da Republica
  • Programa 'Desportistas no Palácio de Belém'
  • Fotografia
    Presidência da República
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
novembro 11
Nova ondulação grande deverá chegar à Nazaré esta semana
novembro 11
Big riders portugueses deram show em ilha Pancha
novembro 11
Praias do nordeste brasileiro já começaram a ser reabertas
novembro 11
Nova Gales do Sul em estado de emergência devido aos incêndios
novembro 11
Occy abre o jogo sobre droga, álcool e os 110 kg que chegou a ter
novembro 11
São Martinho cinzento e sem o famoso 'verão'
novembro 08
Diminuiu a reciclagem das embalagens de plástico em Portugal