Homepage
- Fenómeno pode ocorrer entre 2044 e 2067 por causa do efeito das alterações climáticas. No entanto outras datas são igualmente apontadas.
-
-
Esta é a conclusão de uma investigação levada a cabo pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e que é agora publicada na revista 'Nature Climate Charge'.
Entre o período temporal de 2044 e 2067 o gelo marinho do Ártico corre o risco de desaparecer durante grande parte do ano por causa do efeito das alterações climáticas.
Para tal resultado foram estudados 23 modelos de degelo sazonal entre 1980 e 2015, que foram comparados com observações de imagens de satélite. Estes são resultados que divergem de investigações anteriores, onde alguns estudos apontam para que tudo aconteça já em 2026 e outros em 2132.
Para os cientistas da Universidade da Califórnia as divergências sobre a data em que tudo pode acontecer deve-se ao facto dos cientistas interpretarem de forma diferente o 'feedback de albedo'.
Este fenómeno ocorre quando um pedaço de gelo marinho derrete por completo, pondo a descoberto uma superfície de água no mar mais escura e que absorve mais luz solar do que o gelo.
Segundo o principal autor do estudo, Chad Thackeray, a mudança da refletividade da luz solar no mar é um dos maiores responsáveis pelo degelo.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
