Homepage
- A comitiva nacional parte amanhã para os Estados Unidos da América, onde irá participar no Mundial de Surf ISA Júnior.
-
-
"Uma experiência inesquecível”. Assim se resume a opinião de todos os 12 surfistas que integram a Seleção Nacional Júnior de Surf sobre o recente estágio na conhecida piscina de ondas Wavegarden Cove, em Gipuzkoa (País Basco).
Um importante estágio que precedeu a partida, amanhã, para o Mundial de Surf ISA Júnior, que decorrerá entre os dias 26 de outubro e 3 de novembro na emblemática Huntington Beach, na Califórnia.
O grupo comandado pelo Selecionador Nacional David Raimundo deslocou-se até ao País Basco numa iniciativa da Federação Portuguesa de Surf (FPS) que contou com o apoio do patrocinador oficial Goldenergy, com o objetivo de afinar pormenores técnicos dos surfistas em formação mas, sobretudo, cimentar o espírito de grupo, fundamental numa prova com as características de um Mundial de seleções.
E, de acordo com o David Raimundo, todos os objetivos foram completamente alcançados: “Foi uma experiência incrível. Já tinha conhecimento da onda através de vídeos que fui vendo nos últimos meses, com alguns dos melhores surfistas do mundo. Não achava que a onda era tão boa e com tanto potencial para trabalhar a técnica dos atletas como se revelou."
O Selecionador Nacional dissecou a mecânica e aplicações técnicas deste tipo de treino: “Esta piscina dá para ensaiar inúmeras situações. Estivemos aqui quatro horas e cada atleta chegou a apanhar quase 60 ondas. É todo um novo mundo. O surfista apanha a onda, quando chega ao fim, tem um ecrã onde pode ver a repetição e o treinador pode imediatamente dar o ‘feedback’ e corrigir instantaneamente. Foi também muito bom para estabelecer espírito de equipa. Foi fundamental. Saímos deste estágio mais unidos e preparados para fazer um resultado histórico na Califórnia.”
Quanto aos atletas, mais do que o potencial técnico, o que dominou esta jornada foram a euforia e a surpresa de ver esta onda artificial a funcionar.
O Sub-16 Afonso Antunes relatou a sua experiência, ao mesmo tempo que elevou a fasquia para a Califórnia: “Foi um dia super divertido, a onda é incrível e desafiante, especialmente a secção de tubo é muito difícil. Acho brutal que a Federação nos tenha proporcionado isto. Adoro o grupo que aqui está reunido e só tenho a dizer obrigado. Agora vou para a Califórnia tentar fazer o que não consegui o ano passado. Nessa altura, cheguei à final mas não ganhei. Desta vez, vou para ganhar."
Por seu turno, Joaquim Chaves também não conteve exclamações na descrição da onda e do dia passado com os companheiros de equipa: “Isto é muito louco. Tem ondas mais moles, mais tubulares, mais ‘performance’. Adorava ter uma destas no quintal. Foi um bom ensaio para a nossa participação no Mundial. Saio daqui preparado para tudo e só espero fazer um bom resultado.”
Também Francisca Veselko alinhou pelo discurso dos colegas e com o mesmo sorriso que contagiou todo o grupo: “Foi lindo. Super divertido e diferente. Nunca tinha visto uma onda assim ao vivo. Não houve uma onda em que não estivesse nervosa, ou melhor, ansiosa para surfar. É lindo ouvir o mecanismo, os motores a funcionar e saber que vem aí aquela onda. É bom para treinar tubos, combinação de manobras. Só tenho de agradecer à Federação e à Goldenergy pela oportunidade.”
Kika Veselko, que apesar de ser Sub-16, tem já no palmarés o título de vice-campeã europeia Open conquistado no último EuroSurf e parte para Huntington Beach com uma ligeira vantagem, já que passou um ano a estudar e treinar naquele mesmo local, conforme recorda:
“Estive lá um ano e conheço a onda um pouco melhor do que alguns dos surfistas da nossa seleção. As minha expectativas passam só por surfar, curtir e fazer o melhor resultado da minha vida. Para mim e para o grupo. Que seja o campeonato das nossas vidas", afirmou a jovem surfista nacional.
Terminada a inesquecível passagem pela Wavegarden Cove, a Seleção Nacional parte amanhã do Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) às 10h25, em voo da United Airlines para Newark, onde fará escala antes de rumar à Califórnia.
A Seleção Nacional:
Diretor Técnico: Miguel Moreira
Treinador de Surf: Pedro Simão
Selecionador: David Raimundo
Sub-16 feminino: Beatriz Carvalho, Francisca Veselko, Gabriela Dinis;
Sub-16 masculino: Afonso Antunes, Joaquim Chaves, Martim Paulino;
Sub-18 feminino: Carolina Santos, Mafalda Lopes, Matilde Passarinho;
Sub-18 masculino: Guilherme Ribeiro, João Vidal, José Champalimaud.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
