Homepage
- Foram 120 os inscritos no evento organizado pela Associação de Surf da Costa Caparica.
-
-
Disputou-se ontem, na Praia do Marcelino (Costa de Caparica), o segundo e último dia do ASCC Super Groms 2019 sponsored by Almada Forum powered by Native Açaí.
A segunda edição da prova organizada pela Associação de Surf da Costa Caparica (ASCC) contou com um recorde de 120 inscritos superando os 83 da edição de 2018, provando que a nova geração está cada vez mais activa e focada em competir.
Depois do sol e vento offshore de sábado, com imenso público na praia a assistir, ontem as ondas estiveram com 0,5 a 1m e com vento sul que trouxe céu cinzento.Os jovens surfistas estiveram divididos pelas categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-14 Feminino, tendo mostrado muita atitude com o objectivo de proporcionar bons momentos de surf.
Nas primeiras duas categorias deu-se prioridade à vertente pedagógica e didáctica tendo sido uma oportunidade para alguns destes surfistas vestirem a licra de competição pela primeira vez. Nas suas baterias puderam contar com o auxílio dos pais e treinadores no mar para apanhar mais facilmente as ondas.Através de um sistema especial de pontuação, adaptado para estas categorias, nos Sub-8 os quatro primeiros lugares foram ocupados por Francisco Santos (1º), Mel Canhoto (2ª), Suri Rodrigues (3ª) e Lucas Lopes (4º).
Nos Sub-10 foi Tiago Leopoldo, que veio de Peniche, o vencedor, com Lourenço Rosado em segundo, José Gonçalves em terceiro e António Lucas em quarto.
Nos Sub-12, também vindo de Peniche, Matias Canhoto apresentou uma boa linha de surf com manobras fortes e venceu a prova com um score de 11.57 pontos em 20 possíveis. Canhoto superiorizou-se a John John Jr, segundo classificado, Jaime Leandro, terceiro, e Joaquim Trindade, que foi o quarto.
Já em Sub-14 masculino foi Guilherme Costa que, ao apostar numa boa combinação de manobras nas suas ondas, saiu vitorioso deixando Tiago Faria, em segundo, Matias Canhoto, em terceiro, e Francisco Mittermayer em quarto.
Na mesma categoria, mas no setor feminino, Miriam Julião levou a melhor sobre a concorrência. Constância Simões, Leonor Almeida e Margarida Sasseti ficaram na segunda, terceira e quarta posições, respetivamente.
A organização atribuiu ainda os seguintes prémios:
'Melhor onda'
Jaime Leandro (9.33 pontos)
Matias Canhoto (8.77 pontos)
'Best stoked'
Sienna Rodrigues
Francisco Santos
'Maior wipeout'
Mafalda Pinto
Francisco CostaFoi um evento desafiante para nós”, começou por referir o presidente da ASCC, Miguel Gomes.
“Tivemos um recorde de inscritos o que nos obrigou a realizar parte da competição em palanque duplo. As ondas estiveram muito boas, principalmente no sábado. Foi giro ver as categorias dos Sub-8 e Sub-10 com os surfistas super motivados e a darem o máximo. O campeonato voltou a ser um sucesso e estão todos de parabéns: equipa técnica, pais, treinadores e as marcas que acreditaram neste projecto: Almada Forum, Native Açaí, Surfers Lab, Vissla e Sisstrevolution. Para o próximo ano a novidade é que vamos passar de uma para três etapas com este formato", finalizou.
Resultados finais:
Sub-8
1º Francisco Santos – 11.53 pontos
2ª Mel Canhoto – 10.74 pts
3ª Suri Rodrigues – 5.77 pts
4º Lucas Lopes – 4.4 pts
5ª Sienna Rodrigues – 2.64 pts
6ª Mafalda Pinto – 2.33 ptsSub-10
1º Tiago Leopoldo - 18 pontos
2º Lourenço Rosado – 7.83 pts
3º José Gonçalves – 5.1 pts
4º António Lucas – 4.87 pts
5º Francisco Santos – 4.63 pts
6º Francisco Costa - 2 ptsSub-12
1º Matias Canhoto – 11.57 pontos
2º John John Jr – 11.43 pts
3º Jaime Leandro – 9.87 pts
4º Joaquim Trindade – 8.34 ptsSub-14 Masculino
1º Guilherme Costa – 11.37 pontos
2º Tiago Faria - 10.80 pts
3º Matias Canhoto – 8.84 pts
4º Francisco Mittermayer – 8.83 ptsSub-14 Feminino
1ª Miriam Julião – 7.44 pontos
2ª Constância Simões – 7.27 pts
3ª Leonor Almeida – 5.00 pts
4ª Margarida Sasseti – 2.77 ptsPara acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaCaparica Waves/ASCC
-
FonteRedação
