Homepage
- Surfistas de Cascais superiorizaram-se num dos melhores eventos da história da Liga MEO Surf.
-
-
Miguel Blanco e Teresa Bonvalot garantiram ao final da manhã, deste dia feriado 5 de Outubro, o triunfo no Bom Petisco Cascais Pro, a última etapa da Liga MEO Surf de 2019, principal competição de surf em Portugal e aquela que define os títulos nacionais da modalidade.
Com Carcavelos a continuar a oferecer excelentes ondas, mesmo depois do mar cair um pouco em relação à épica jornada da véspera, Blanco e Bonvalot acabaram por conseguir performances de elevado nível para vencerem aquela que já é considerada uma das melhores provas da história da Liga MEO Surf.
A ação neste sábado começou pelas 10h00 e com realização das meias-finais respeitantes ao setor feminino. Teresa Bonvalot começou logo a destacar-se no primeiro heat do dia, onde acabou por vencer Carol Henrique, após uma disputa equilibrada. Na outra meia-final foi a já coroada campeã nacional Yolanda Sequeira a eliminar a jovem Mafalda Lopes, que chegou a Carcavelos na sequência da conquista do título europeu Júnior da World Surf League.
Antes do início das finais houve ainda lugar à Renault Expression Session, que teve em Miguel Blanco o vencedor. Momentos depois decorreu uma sentida homenagem ao recentemente desaparecido Ricardo Có, antigo competidor da Liga MEO Surf.
O top nacional Filipe Jervis e o irmão, Pedro Jervis, depositaram uma coroa de flores no mar de Carcavelos, seguindo-se um minuto de silêncio em memória do malogrado surfista luso-guineense.
Foi já perto do meio-dia que tiveram início as finais do Bom Petisco Cascais Pro, com as raparigas a irem primeiro para a água. A qualidade das ondas pode ter sido do melhor que se viu nos últimos anos na Liga MEO Surf, mas Teresa e Yolanda fizeram questão de elevar ainda mais a fasquia, oferecendo às centenas de pessoas presentes na praia aquela que pode muito bem ser candidata à melhor final da história recente do surf feminino nacional.
Teresa começou a disputa mais forte, mas na ponta final do heat Yolanda começou a mostrar toda a qualidade que a levou a conquistar o título nacional este ano. A surfista algarvia apanhou uma direita de potencial elevado, começando por desenhar duas belas curvas e terminando depois com uma manobra forte. Uma performance que lhe valeu 9 pontos em 10 possíveis.
No entanto, a resposta de Teresa Bonvalot surgiu no minuto seguinte, graças a um aéreo reverse raramente visto em provas femininas, que recebeu 8 pontos e que permitiu à surfista de Cascais vencer esta super final, com 15,25 pontos contra os 15 pontos de Yolanda Hopkins Sequeira.
Esta foi a terceira vitória de Teresa Bonvalot na Liga MEO Surf em 2019, acabando a temporada como vice-campeã nacional. Só mesmo a incrível prestação de Yolanda Sequeira, que também contou com três triunfos no circuito, mas tendo a vantagem de ter mais três finais realizadas, acabou por retirar a possibilidade de Teresa ser campeã nacional, tal como já havia feito em 2014 e 2015.
“Foi um heat muito renhido”, começou por dizer Bonvalot, após carimbar o triunfo em Carcavelos. “Apesar de o vento ter dificultado um pouco na hora de apanharmos as ondas, estou feliz por ter encerrado o meu ano com este triunfo. Nem sempre conseguimos vencer, mas tento sempre dar o meu melhor. Por isso estou muito contente com este desfecho. Há várias surfistas no circuito com muito talento, apesar de eu e a Yolanda termos feito muitas finais juntas. O mais giro do surf é que nem sempre ganha o mesmo, nem sempre ganha o melhor. Às vezes cai para a Yolanda, hoje caiu para mim. Estou satisfeita”, frisou a surfista que ao obter esta saborosa vitória obteve um antecipado presente de aniversário, pois completa 20 anos na próxima segunda-feira.
Por fim, na final masculina, Miguel Blanco entrou na água na 'ressaca' do título nacional conquistado na véspera. Na final, o bicampeão nacional de surf teve pela frante o também cascalense Luís Perloiro, que alcançou neste evento a primeira final da carreira na Liga MEO Surf.
Com a experiência do seu lado, Blanco começou mais forte e foi-se destacando ao longo do heat, terminando com um triunfo sólido, de 16,10 pontos contra 12,50 pontos do seu oponente. Foi a segunda vitória da temporada para Miguel, depois de, tal como Teresa, já ter vencido a etapa anterior da Liga MEO Surf, o Allianz Algarve Pro.
“O nível na Liga MEO Surf é bastante alto. Por isso sabia quer seria díficil alcançar a final. Sabia que as ondas iam ser boas em Carcavelos, o que me dava alguma vantagem, porque gosto destas condições. Ontem foi um dia bem intenso, onde tive de fazer quatro heats em condições boas, mas bem desafiantes. Cada heat parecia uma final porque não podia perder se queria ser campeão e estava a surfar contra surfistas que já não tinham nada a perder. Depois de tudo o que aconteceu ontem, ter conquistado a final foi a cereja no topo do bolo”, sublinhou Blanco.
Resultados finais do Bom Petisco Cascais Pro:
Final masculina: Miguel Blanco 16,10 vs Luís Perloiro, 12,50
Final feminina: Teresa Bonvalot, 15,25 vs Yolanda Sequeira 15
Somersby Onda do Outro Mundo: Luís Perloiro, 9,75 nos quartos-de-final
Renault Expression Session: Miguel Blanco
Cascais Best Surfer: Miguel Blanco e Carol Henrique
Sumatra Surf Trip (Melhor Júnior): Guilherme Ribeiro e Mafalda LopesResultados e quadro de competição
O Bom Petisco Cascais Pro também contou com as habituais iniciativas de sustentabilidade, através das limpezas de praia com a marca da Fundação Altice e as dinâmicas associadas à proteção da biodiversidade e promoção da alimentação saudável do Grupo Jerónimo Martins.
Mais informações em www.ansurfistas.com.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaJorge Matreno/ANSurfistas
-
FonteRedação
