Homepage
- Com apenas 15 anos, o jovem bodyboarder da Póvoa de Varzim já leva cinco títulos nacionais conquistados, divididos pelas diferentes categorias de Esperanças.
-
-
No contexto do bodyboard nacional desponta um nome que convém começar a fixar, pois altos voos parecem estar em vista para este predestinado.
Falamos de Joel Rodrigues, que com apenas 15 anos (!) já leva no seu currículo cinco títulos nacionais de Esperanças. A apontar: campeão nacional de Sub-12, Sub-14, Sub-16 (duas vezes) e Sub-18.
As últimas duas conquistas (Sub-16 onde é bicampeão em título e Sub-18) foram obtidas no passado fim de semana na "sua" Praia da Salgueira, localizada na Póvoa de Varzim. Aí, o jovem povoense garantiu por antecipação os títulos nacionais das respetivas categorias quando falta disputar uma etapa, em Carcavelos, para a conclusão da temporada de 2019 do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças.
Um domínio ao qual é impossível deixar alguém indiferente e que já causou impacto na 'piscina dos grandes', o Nacional Open.
Uma ascensão meteórica por parte do bodyboarder do Clube Naval Povoense e que é sustentada por aquilo que cimenta os grandes campeões, seja qual for a modalidade. Um desejo insaciável de vencer em cada campeonato que entra.
Beachcam (BC) - Cinco títulos nacionais no currículo com apenas 15 anos. Qual o segredo para tamanho sucesso em fase tão precoce da carreira?
Joel Rodrigues (JR) - O segredo para estes bons resultados passa por treinar todos os dias, independentemente das condições que estiverem, e dar sempre o meu melhor cada vez que entro na água.
BC - Estás ainda em idade escolar, como consegues conciliar os estudos com a exigência dos treinos diários?
JR - Felizmente graças à ajuda dos meus pais consigo conciliar tudo muito bem. Durante os dias de escola tenho no horário dois intervalos para comer, por isso aproveito esses momentos para ir surfar. Nem que seja apenas uma hora.
BC - Competes no Nacional de Esperanças, mas também já competiste no Nacional Open. Aí o facto de seres tão jovem e estares em confronto com bodyboarders mais velhos não é um factor que intimide?
JR - Ao início, confesso, que esse era um aspecto no qual pensava. Agora à medida que vou tendo mais confiança essa é uma sensação que vai desaparecendo. Acredito no meu surf e sei aquilo de que sou capaz de fazer.
BC - Aprendes muito com os bodyboarders mais experientes?
JR - Aprendo sobretudo ao nível da experiência em competição e em gerir determinadas situações durante as provas.
BC - Com tanto sucesso num curto espaço de tempo e numa idade tão jovem não existe o perigo de existir um certo deslumbramento?
JR - Da minha parte essa é uma situação que não se coloca. Cada vez que ganho algum campeonato só me dá vontade é de ganhar ainda mais, estar em constante melhoria e superação do meu surf.
BC - Até ao final do ano que provas vais fazer?
JR - Vou participar na última etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças, que será em Carcavelos. De seguida irei também estar presente na etapa de Marrocos do Europeu de Bodyboard.
BC - Estás aos poucos a conquistar o teu espaço no bodyboard, mas com certeza que terás as tuas referências. Quem são?
JR - Uma das minhas referências é o Tiago Silva, que é igualmente o meu treinador. Em termos internacionais gosto muito do surf do Lewy Finnegan.
BC - Para terminar, tens alguma praia em especial onde gostas mais de surfar?
JR - Gosto muito de surfar na Praia da Salgueira, que fica perto da minha casa. É o local onde vou surfar mais vezes. Também gosto muito de surfar na Ericeira, nomeadamente no Reef.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaEriceira Surf Clube
-
FonteAlexandre Melo
