Homepage

  • Icebergue gigante separa-se da Antártida
    01 outubro 2019
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Em mais de 50 anos este é o maior icebergue a soltar-se da plataforma de gelo Amery.
  • Desde a já distante década de 60 do século passado que a Antártida não produzia um icebergue tão grande.

    Chama-se 'D28' e separou-se, na semana passada, da plataforma de gelo Amery. Este icebergue tem uma área de 1636 quilómetros quadrados, quase tanto como toda a Península de Setúbal e duas vezes superior ao tamanho da ilha da Madeira, que possui 741 quilómetros quadrados. 

    Este é um fenómeno que já era esperado que ocorresse entre 2010 e 2015, mas só agora aconteceu. Os cientistas não acreditam que este acontecimento esteja ligado às alterações climáticas, sendo parte normal do ciclo de vida das plataformas de gelo a cada 60 ou 70 anos. 

    A plataforma Amery é a terceira maior placa de gelo antártica e como já foi mencionado desde a década de 60 que não produzia um icebergue tão grande. Na altura, o icebergue que separou-se da plataforma tinha 9000 quilómetros quadrados. 

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Mundo
  • Icebergue
  • Antártida
  • Gelo
  • Meio Ambiente
  • Natureza
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
maio 28
Ricardo Rosmaninho alcança 9º lugar no Antofagasta Bodyboard Festival
maio 26
Ricardo Rosmaninho já está nos oitavos-de-final do Antofagasta Bodyboard Festival
maio 26
MEO Beachcam instala nova live cam na Baía de Peniche | Baleal
maio 26
Nacional de Bodysurf visita a Lourinhã este sábado
maio 26
Inscrições abertas para a etapa inaugural do Circuito de Surf da Ericeira 2023
maio 26
Chuva e trovoada de volta: 12 distritos sob aviso amarelo
maio 24
Reaberto passadiço que liga as praias da Barra e da Costa Nova