Homepage
- Contentores e embarcações arrastadas bem como edifícios destruídos junto ao porto.
-
-
É até agora o maior estrago provocado pela passagem do furacão Lorenzo, pelos Açores, durante a última madrugada.
O único porto comercial da ilha das Flores - o Porto das Lajes das Flores - está inoperacional, pois ficou destruído pela passagem do furacão.
Esta situação "põe em causa aspectos fundamentais como o abastecimento à ilha das Flores", disse Vasco Cordeiro, o presidente do Governo Regional dos Açores em nota publicada no site oficial do Governo.
As ondas gigantes destruíram o molhe e arrastaram contentores e embarcações. À estação televisiva 'RTP Açores' o capitão do porto, Rafael da Silva, acrescentou que os edifícios de apoio foram igualmente alvo de estragos.
O capitão Rafael da Silva disse ainda, mas agora à publicação 'Açoriano Oriental', que o momento é de "avaliar o que se pode aproveitar e enfrentar o problema logístico que se irá colocar às ilhas do grupo Ocidental. Para isso a Autoridade Marítima está disponível para colaborar com todas as entidades".
Já o presidente da Câmara de Santa Cruz das Flores, José Carlos Mendes, afirmou à agência noticiosa Lusa que a passagem do furacão Lorenzo, pelo município que lidera, provocou "danos avultados" em vias, habitações, no património municipal e no já mencionado porto, tendo sido necessário proceder a três realojamentos.
Em atualização...
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaGoverno Regional dos Açores
-
FonteRedação
