Homepage
- Face à ondulação de Oeste, graças à influência do ciclone Lorenzo, e ao vento que irá soprar de Norte (Offshore), é provável que nos dois primeiros dias de competição se assista a condições tubulares.
-
-
É já amanhã! O Bom Petisco Cascais Pro, derradeira etapa da Liga MEO Surf 2019, vai ter a primeira chamada pelas 7H30 desta quinta-feira, com Carcavelos a ser o palco de todas as decisões. Com o título feminino já entregue a Yolanda Sequeira, todas as atenções vão estar centradas em Tomás Fernandes e Miguel Blanco, que são os únicos surfistas com possibilidade de conseguirem o título nacional masculino.
Com as previsões a apontarem para a entrada de uma grande ondulação, que reúne todos os condimentos para oferecer condições incríveis de surf, parecem assim reunidos todos os condimentos para uma última etapa emocionante. Face à ondulação que chega de Oeste, graças à influência do ciclone Lorenzo, e ao vento que irá soprar de Norte (Offshore), é bem provável que nos dois primeiros dias de competição se assista a condições tubulares.
Caso Tomás e Blanco avancem até às rondas finais da prova cascalense é bem provável que o título seja decidido apenas no último dia de prova, no sábado, com ondas mais pequenas. Tomás Fernandes parte na frente, uma vez que lidera o ranking com 160 pontos de vantagem. Mas Miguel Blanco é o campeão em título e vai competir em casa.
Contudo, as contas são claras: se Tomás chegar à final é automaticamente campeão nacional pela primeira vez na carreira. Se Miguel Blanco não conseguir chegar à final também entrega o título ao rival.
Eis os cenários para a disputa do título masculino:
– Se chegar à final Tomás Fernandes é automaticamente campeão;
- Se Miguel Blanco não chegar à final, Tomás Fernandes é automaticamente campeão;
– Se Tomás Fernandes ficar no 3.º ou 5.º posto, para ser campeão tem de esperar que Miguel Blanco não vença o evento*;
– Se Tomás Fernandes ficar no 9.º posto ou pior, para ser campeão tem de esperar que Miguel Blanco não chegue à final;
*Caso Miguel Blanco vença a etapa e Tomás Fernandes seja 3.º classificado, ambos terminam empatados, mas o desempate é favorável a Blanco.Pontos a favor de Tomás Fernandes:
- Parte na frente em termos pontuais;
- Tem sido o surfista em melhor forma ao longo da temporada na Liga;
- Ambição de chegar ao primeiro título nacional
Pontos a favor de Miguel Blanco:
- Compete em “casa”;
- Já tem a experiência de ter conquistado o título no ano passado;
- É melhor em condições pesadas e tubulares.
Além desta emocionante luta pelo título, há ainda a possibilidade do campeão nacional garantir uma vaga para a etapa do WCT em Peniche, conforme já aconteceu em anos anteriores. Algo que apimenta ainda mais esta disputa. Está tudo a postos! E a festa promete ser grande já a partir de amanhã.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaJorge Matreno/ANS
-
FonteRedação
