Homepage
- Pela primeira vez uma etapa do Circuito do Ericeira Surf Clube contou com a utilização de um sistema de prioridades.
-
-
A mais reconhecida esquerda da Reserva Mundial de Surf da Ericeira – a Praia da Pedra Branca – foi o palco, no passado sábado, da segunda etapa do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube - Dakine Ericeira 2019 by Grupo Norte.
Num dia bastante soalheiro e convidativo, os potentes sets de cerca de 1,5m, deliciaram o muito público presente na Praia da Empa. Simultaneamente impulsionaram a grande maioria dos cerca de 50 inscritos presentes a prestações de elevado nível.
Isto num evento que, pela primeira vez, contou com a utilização de um sistema de prioridades.
Com a ondulação a entrar de sudoeste/oeste, sem vento, e a maré cheia a meio do dia, desde o início da competição que a Pedra Branca veio a ser o local de eleição, não obstante os 'especialistas' em direitas tenham também tido excelentes desempenhos no backdoor.
Na categoria Open, a luta foi bastante intensa e renhida ao longo de toda a prova. Pontuações elevadas marcaram o evento, destacando-se uma nota 10 de Nicolas Rosner. Desempenho conseguido após a realização de um tubo.
Foram constantes as alterações na liderança das baterias, com os tubos e as manobras no lip mais arriscadas a fazerem a grande diferença. O vencedor acabou por ser Bernardo Tomé, ausente na primeira etapa, deixando André Rodrigues, que fez toda a final nas direitas do backdoor, em segundo. Nicolas Rosner e João Guedes quedaram-se pela terceira e quarta posições, respetivamente.
No setor feminino, numa fase em que a maré estava a proporcionar excelentes condições, a luta pela vitória foi bastante disputada.
Tal como já havia acontecido na primeira etapa do Circuito, o triunfo sorriu a Filipa Broeiro, que foi seguida de muito perto por Mafalda Martinho. Atleta que teve a onda mais pontuada da final. Em terceiro lugar ficou Carolina Vintém.
Entre os Sub-18, a presença do campeão europeu Júnior, Rodrigo Lopes, foi o destaque. Confirmou o seu favoritismo, marcando a final com as duas notas mais altas. A final ficou ainda marcada por uma interferência do Tomás Meca sobre Martim Carrasco.
No segundo posto ficou Gustavo Jakobsson que se juntou recentemente ao Ericeira Surf Clube. O 'waterman' Martim Carrasco foi o terceiro, enquanto Tomás Meca (que apenas teve a sua melhor onda a contar para o score combinado) teve de se contentar com o quarto lugar. Gonçalo Ferreira, o mais jovem bodyboarder em prova, foi o quinto.
Na categoria masters Filipe Marques, estreante no Circuito, levou de vencida a restante concorrência. Seguiram-se Sérgio Reis, Nuno Paulino e Bruno Câmara.
Já em dropknee, que contou com a presença de alguns campeões nacionais e pioneiros nesta disciplina, foi Tiago Pimentão a cantar vitória. O primeiro campeão nacional da modalidade derrotou Nicolas Rosner, o líder do Circuito. Daniel Franco e Nuno Leitão ficaram com a terceira e quarta posições, respetivamente.
Após a conclusão da competição foram distribuídos, pelos finalistas de cada uma das categorias, prémios da Dakine, Ericeira Surf & Skate, Boardculture Store e da Mothersurf.
A terceira etapa do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube Dakine Ericeira 2019 by Grupo Norte tem data prevista para dezembro.
Classificações Finais:
Open1º Bernardo Tomé
2º André Rodrigues
3º Nicolas Rosner
4º João Guedes
Feminino
1ª Filipa Broeiro
2º Mafalda Martinho
3ª Carolina Vintém
Masters
1º Filipe Marques
2º Sérgio Reis
3º Nuno Paulino
4º Bruno Câmara
Sub-18
1º Rodrigo Lopes
2º Gustavo Jakobsson
3º Martim Carrasco
4º Tomás Meca
Dropknee
1º Tiago Pimentão
2º Nicolas Rosner
3º Daniel Franco
4º Nuno Leitão
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FontePedro Broeiro/ESC
