Homepage
- Com localização ao largo de Viana de Castelo este é um projeto orçado em 125 milhões de euros.
-
-
A primeira plataforma flutuante do projeto 'WindFloat Atlantic', primeiro parque eólico da Europa, já está a ser transportada para alto mar.
A estrutura deixou o Porto de Ferrol, em Espanha, e será instalada a 20 quilómetros da costa de Viana do Castelo, numa zona em que a profundidade da água atinge os 100 metros, informou o consórcio Windplus.
O WindFloat Atlantic é um projeto de uma central eólica 'offshore' (no mar) que utiliza tecnologia "de ponta", fornecida pela Principle Power, que permitirá a instalação das plataformas flutuantes em águas profundas, antes inacessíveis, com o aproveitamento de abundantes recursos eólicos.
O projeto, orçado em 125 milhões de euros, é apoiado por entidades públicas e privadas, sendo financiado pela Comissão Europeia, pelo Governo português e pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).
Segundo o consórcio responsável pelo parque eólico flutuante, este é um projecto que tem igualmente o benefício de não depender das complexas operações que são necessárias para instalar estruturas tradicionais fixas ao fundo do mar, como nos parques eólicos 'offshore' tradicionais.
"O transporte da primeira das três estruturas é um marco importante neste projeto, já que conseguiu evitar a necessidade de ter um rebocador especificamente construído para este projeto. Este benefício, a somar ao processo simples de ancoragem, torna possível replicar esta iniciativa noutras áreas geográficas e facilita a fase de comissionamento de um projeto semelhante, independentemente dos limites geográficos", revela o consórcio Windplus.
Nos próximos meses as restantes duas estruturas serão igualmente transportadas para a localização final, de modo a completar o parque eólico. Parque esse que terá uma capacidade instalada de 25 megawatt, o que permitirá produzir electricidade suficiente para cobrir cerca de 60 mil habitações por ano.
As três estruturas flutuantes terão 30 metros de altura e uma distância de 50 metros entre si. Duas das plataformas foram fabricadas no Porto de Setúbal e a terceira nos portos de Ferrol e Avilés, que têm localização na vizinha Espanha.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
