Homepage
- Serão cinco os dias de competição, na Praia da Foz do Lizandro, para apurar o novo Clube campeão absoluto e muitos mais títulos.
-
-
Já falta menos de 24 para o arranque, na Praia da Foz do Lizandro, da edição de 2019 da Taça de Portugal de Surfing, prova que é apelidada da 'grande Festa anual dos Clubes'.
Entre quarta-feira e domingo, 350 inscritos representando 23 clubes diferentes, o que constitui um novo recorde, competirão em três disciplinas distintas: surf, bodyboard e longboard.
Em disputa, estarão quatro títulos colectivos e 14 títulos individuais naquela que é considerada a 'prova rainha' do calendário competitivo do surf nacional:
Títulos Colectivos
Clube Campeão Absoluto
Clube Campeão Surf
Clube Campeão Bodyboard
Clube Campeão LongboardTítulos Individuais
Campeão Juvenil - Surf e Bodyboard
Campeão Cadete - Surf e Bodyboard
Campeão Júnior - Surf, Bodyboard e Longboard
Campeão Sénior - Surf, Bodyboard e Longboard
Campeão Sénior Feminino - Surf e Bodyboard
Campeão Júnior Feminino - Surf e BodyboardNo ano passado o título de campeão absoluto ficou em casa. O Ericeira Surf Clube (ESC), que volta a organizar esta prova realizada sob a égide da Federação Portuguesa de Surf (FPS), foi o vencedor, quer em termos colectivos (no ano em que comemorou o seu 25º aniversário conquistou pela primeira vez o título de campeão absoluto da Taça e, ainda, o troféu de surf por equipas) como individuais: Bodyboard Sénior Feminino – Marta Leitão –, surf Juvenil (Afonso Antunes) e surf Júnior, por Gabriel Ribeiro.
Perante um estudo de acordo com o qual a anterior edição da Taça de Portugal rendeu 400 mil euros à economia local, o presidente da Câmara Municipal de Mafra entende que se deve integrar este evento na “estratégia alargada de promoção turística que tem vindo a ser desenvolvida” pela autarquia, com diversas iniciativas em curso.
Hélder Sousa Silva destaca também o reforço dos negócios associados aos desportos de ondas: “A região conta, neste momento, com 45 escolas de surf licenciadas na costa, 1106 alojamentos locais (cerca de 65% situados na freguesia da Ericeira e destes cerca de 50% vocacionados para o surf), 11 shapers e 16 lojas de surf, para além da indústria de surfwear."
Se para o presidente do executivo municipal, é com "orgulho que assistimos a estas vitórias”, Miguel Barata de Almeida, presidente do ESC – que volta a ser o clube com mais federados (cerca de 180) entre os participantes – já assumiu a ambição e responsabilidade de revalidar o título absoluto.
Tudo para enriquecer o historial do clube que dirige e dar uma alegria às hostes locais. Contudo para tal, a equipa 'jagoza' terá de superar a forte concorrência dos restantes clubes e atletas participantes.
O check-in para o arranque da Taça de Portugal de Surfing de 2019 está marcado para amanhã às 8h30 na Praia da Foz do Lizandro. A prova vai iniciar-se pelas 9h00 com heats de surf e bodyboard em sistema de palanque duplo.
No que toca a previsões meteorológicas, estas apontam para boas condições em termos de tempo e ondas, em especial entre sexta-feira e domingo. Motivos mais do que suficientes para ninguém faltar a esta chamada.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFacebook Ericeira Surf Clube
-
FonteRedação
