Homepage

  • Surf Adaptado promovido na Taça de Portugal de Surfing 2019
    19 setembro 2019
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Ericeira Surf Clube
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Ação fez parte do conjunto de iniciativas de cariz social e ambiental desenvolvidas durante a Taça de Portugal de Surfing 2019.
  • O Grupo Norte Portugal, o Ericeira Surf Clube (ESC) e a Associação Para Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Mafra (APERCIM) promoveram no passado dia 6 de Setembro, na Praia do Matadouro, uma sessão de Surf Adaptado para pessoas com deficiência.

    Esta ação fez parte do conjunto de iniciativas de cariz social e ambiental desenvolvidas durante a Taça de Portugal de Surfing 2019, o maior evento desportivo de clubes de surf realizado em Portugal, que reuniu na Praia da Foz do Lizandro 23 clubes e 350 atletas (novo recorde da prova) que competiram nas disciplinas de surf, bodyboard e longboard.
     
    A sessão de Surf Adaptado contou a participação de 12 jovens com diversas tipologias e graus de deficiência que tiveram a oportunidade de experimentar a sensação única de surfar uma onda.
     
    Para Miguel Barata de Almeida, presidente do Ericeira Surf Clube (clube organizador do evento), em 2019 existia o "objetivo de fazer a Taça de Portugal um evento mais inclusivo. Demonstrar que o surf não é um desporto de elites e que todos podem e devem participar, em especial aqueles que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade e exclusão social.

    Quisemos igualmente promover o trabalho social que muitos dos clubes participantes, sem recursos e apoios, desenvolvem sem qualquer visibilidade nacional, mas com um grande impacto ao nível local. Por fim, quisemos ajudar a disseminar os valores representativos do surf que tornam a nossa sociedade num espaço mais inclusivo e mais promotor de estilos de vida saudáveis geradores de maior qualidade de vida e bem-estar.

    Penso que no plano social, a sessão de surf adaptado conjugada com a exposição da Fundação Grupo Norte 'As Pessoas com Deficiência na sua Vida Quotidiana', conseguimos demonstrar à comunidade que o desporto, em geral, e o surf, em particular, são uma poderosa ferramenta de inclusão social. Sabemos pelo feedback espetacular e pelas felicitações que tivemos por parte de visitantes, comerciantes e participantes na Taça que os nossos objetivos foram amplamente alcançados, o que é muito reconfortante e nos deixa muito felizes. Espero que no próximo ano a Taça de Portugal de Surfing dê continuidade a mais iniciativas como estas”.


    Já para Hugo Silva, técnico da APERCIM e responsável pelo Projeto Sai Prá Rua - Desporto ao Ar Livre para TODOS, que esta ONGPD desenvolve com o apoio do INR,I.P. e do IPDJ,I.P. "esta ativade de surf, integrada no programa de uma competição nacional regular é a prova de que estas modalidades têm um enorme potencial integrador da pessoa com deficiência na prática desportiva.

    Surfando lado a lado com os demais praticantes, sempre de acordo com as suas capacidades e interesses, as pessoas com deficiência conseguem tirar partido da essência da onda, do deslize, do contacto com o mar, da praia e de todo o ambiente, ou seja aquilo que qualquer praticante procura tendo ou não deficiência.

    Este foi um evento que despertou em todos os intervenientes a vontade de repetir e ir mais além. Disseminando esta experiência com um carácter regular estamos convictos que permitirá igualmente uma perspetiva de maior desenvolvimento bio-psico-social da pessoa com deficiência”.
     
    Miguel Toscano, Country Manager do Grupo Norte Portugal, não escondeu que a entidade que representa mal soube do convite do Ericeira Surf Clube, em 2018, para fazer parte desta causa, "aceitou desde logo sem pestanejar. Para o Grupo Norte a integração de pessoas com deficiência na sociedade faz parte da nossa missão corporativa seja pelas oportunidades que oferecemos por via do emprego, da formação e do desenvolvimento de competências seja por via da componente social e desportiva onde se integra esta iniciativa.

    Dos mais de 12 mil colaboradores que gerimos diariamente, 5% são pessoas com deficiência aos quais se juntam 112 companheiras nossas vítimas de violência doméstica. Apoiamos muitas iniciativas desportivas seja ao nível da deficiência seja na promoção e desenvolvimento do desporto feminino, pois acreditamos que o desporto contribui decisivamente para o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável, mais solidária e mais integradora.

    Quando falamos das competências fundamentais para a integração no mundo laboral, acreditamos que a atividade desportiva pode funcionar como uma ferramenta poderosa para educar, formar e valorizar competências, bem como desenvolver talentos dentro das organizações.

    Estamos, por isso, muito gratos ao ESC e à APERCIM por esta experiência espetacular sendo que estamos já a trabalhar conjuntamente no desenvolvimento de um projeto piloto de inclusão social de pessoas com deficiência através do surf em semelhança ao que já fazemos em Espanha onde apoiamos e promovemos o basquetebol em cadeira de rodas.”
     
    A par das iniciativas de cariz social e ambiental durante a Taça de Portugal de Surfing 2019, ficou ainda acordado entre os três parceiros a assinatura para breve de um protocolo de acordo e compromisso.

    Documento que visa a criação em 2020, ano em que o surf fará a usa estreia no programa olímpico, de um núcleo dedicado ao Surf Adaptado dentro do Ericeira Surf Clube que integrará os utentes com deficiência da APERCIM e de outras instituições de reabilitação do concelho de Mafra.

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Surf
  • Ericeira
  • Surf Adaptado
  • Setembro
  • Praia do Matadouro
  • Portugal
  • Grupo Norte
  • Ericeira Surf Clube
  • APERCIM
  • Fotografia
    Ericeira Surf Clube
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
novembro 22
Kitesurfer francês perde a vida em São Miguel
novembro 22
Descida de temperatura no radar do fim de semana
novembro 20
Martim Paulino conquista o título nacional de esperanças Sub-16
novembro 22
'Ondas de Magia' trouxe jovens açorianos às ondas de Cascais
novembro 21
Nazaré Winter Sessions powered by Mercedes-Benz - 2º Episódio
novembro 20
Gelo pode desaparecer do Ártico dentro de 25 anos
novembro 15
MEO Beachcam apresenta a Nazaré Winter Sessions powered by Mercedes-Benz