Homepage

  • Dia 3 do Mundial ISA define vagas femininas para Tóquio’2020
    09 setembro 2019
    arrow
  • À partida, a japonesa Shino Matsuda foi a melhor asiática, a sul-africana Bianca Buitendag a melhor sul-africana e a neozelandesa Ella Williams a melhor da Oceânia.
  • Chegou ao final, durante a madrugada de segunda-feira, a aventura das surfistas portuguesas no Mundial ISA. Teresa Bonvalot, Yolanda Sequeira e Carol Henrique ficaram pela repescagem da prova que se disputa no Japão, falhando os lugares mais altos da prova e, consequentemente, e para já, a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020.  

    Perante uma forte concorrência logo desde as rondas iniciais, a prestação portuguesa acabou por não correr da melhor forma. A primeira surfista a sair de prova foi Teresa Bonvalot, depois de perder no heat da ronda 4 de repescagem. Teresa terminou no 3.º posto, atrás da francesa Canelle Bulard e da peruana Daniella Rosas.

    No heat seguinte, Carol Henrique e Yolanda Sequeira estiveram em prova juntas. Numa bateria vencida pela francesa Johanne Defay, Carol conseguiu segurar o 2.º posto, mantendo-se como a última portuguesa em prova, depois de deixar a equatoriana Dominic Barona no 3.º posto e Yolanda no 4.º.

    Mas a aventura de Carol só durou mais uma ronda, tendo sido eliminada no quarto e último heat da ronda 5 de represcagem. Numa bateria vencido pela norte-americana Courtney Conlogue e com a espanhola Nadia Erostarbe a ficar em 2.º, a portuguesa ainda ficou atrás da canadiana Mathea Olin.

    Desta forma, Carol Henrique foi a melhor entre as portuguesas, terminando no 29.º posto final. Teresa Bonvalot terminou no 33.º posto e Yolanda Sequeira no 41.º. Tudo somada, Portugal somou apenas 940 pontos em 3000 possíveis na prova feminina. A Seleção Nacional ocupa, assim, provisoriamente a 12.ª posição da tabela.  

    Em termos de contas olímpicas, apesar de ainda não haver uma oficialização, já estão apuradas as quatro vagas femininas. À partida, a japonesa Shino Matsuda foi a melhor asiática, a sul-africana Bianca Buitendag a melhor sul-africana e a neozelandesa Ella Williams a melhor da Oceânia. Em termos europeus já só resta uma surfista em prova, sendo a jovem Anat Leilor, que representa… Israel – apesar de fica na Ásia, os israelitas, tal como em vários outros desportos, competem na Europa.

    Em prova já só estão 12 surfistas. Na final de qualificação é o Brasil que está em vantagem. Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb vão lutar por passar à finalíssima com a sul-africana Bianca Buitendag e a peruana e ex-campeã mundial Sofia Mulanovich. Nas rondas finais de repescagem ainda estão as australianas Stephanie Gilmore, Nikki van Dijk e Sally Fitzgibbons, as norte-americanas Carissa Moore, Caroline Marks e Courtney Conlogue, a costarriquenha Brisa Hennessy e a já referida Anat Leilor.  

    Resta esperar agora pela prova masculina, onde Frederico Morais, Vasco Ribeiro e Miguel Blanco vão tentar melhorar a posição portuguesa, além de disputarem igualmente a qualificação olímpica, estando e jogo 4 vagas, uma delas para o melhor surfistas europeu – não contando os que estão no WCT.

    É já esta terça-feira – a partir da meia-noite portuguesa – que os homens vão finalmente entrar em ação. Mas o dia também será marcado pelas finais femininas. Será já esta madrugada que será conhecida a nova campeã mundial ISA e o elenco ainda em prova promete ação espetacular noite dentro.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram