Homepage
- A equipa comandada por David Raimundo é composta por seis surfistas, que procuram um inédito apuramento olímpico.
-
-
A Seleção Nacional de Surf partiu esta madrugada (cerca das 5 da manhã) para o Japão, mais propriamente para Miyazaki, onde a partir de sábado disputará a edição de 2019 do Mundial de Surf ISA.
Prova que contará com uma participação recorde de 55 nações e que atribui oito vagas para os Jogos Olímpicos a distribuir pelos melhores surfistas de cada continente (4 para a competição masculina e 4 para a feminina).
A excepção será o continente americano que já teve uma quota atribuída nos Pan-Americanos. Neste caso, ao Peru.
A comitiva nacional liderada pelo presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, partiu para o Japão com o selecionador David Raimundo e mais quatro dos seis surfistas que compõem a equipa das quinas: Miguel Blanco, Carol Henrique, Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira.
Frederico Morais e Vasco Ribeiro reúnem-se mais tarde com a restante comitiva, pois partem de Espanha, onde estiveram a competir na etapa galega de Pantín, inserida na Qualifying Series da World Surf League.
Na hora da partida, Miguel Blanco, o atual campeão nacional de surf, não escondeu a alegria de vestir novamente a licra da selecção nacional.
“Esta será a minha primeira vez no Japão e estou muito contente por voltar a integrar a Seleção. Estou numa boa fase e apostado em ser o melhor surfista europeu em prova. Vai ser muito bom estar na água com tantos bons surfistas. Há muitos dos melhores nomes do World Tour neste campeonato, mas já competi com eles e ganhei experiência. Sinto que estou pronto para fazer o meu melhor surf", disse Miguel Blanco.
Já Teresa Bonvalot mostrou-se bastante otimista na partida para a terra do sol nascente, não escondendo que aposta nesta prova “diferente” para se reencontrar com os bons resultados que, assume, lhe têm escapado recentemente.
"Estou muito bem disposta e entusiasmada com a viagem e este Mundial. Os últimos campeonatos não me têm corrido da melhor forma, mas estou com boas pranchas e em boa forma, logo, com tudo para me dar bem. O sonho olímpico do surf tornou-se um pouco mais real para nós. Seria incrível ter a oportunidade de poder representar Portugal nos Jogos. Este é um campeonato diferente, mas no qual só posso garantir que vou com toda a garra para dentro de água. Vou deixar tudo lá dentro.”
Por seu turno, Yolanda Sequeira, a nova campeã nacional e uma estreia na seleção, está feliz com o desafio.
“Estou muito entusiasmada, pois já há muito tempo que queria representar Portugal. Vamos tentar atingir metas que nunca foram alcançadas. Este é o ano mais especial que a Seleção já teve e há muitos olhos neste campeonato.”
Finalmente, Carol Henrique manifestou vontade de trazer “boas notícias”: “Estou muito feliz com esta oportunidade. Sempre gostei de representar a Seleção e naquele que será um dos campeonatos mais importantes do ano, pois joga-se aqui a qualificação para os Jogos Olímpicos. Vou concentrar-me na competição e não tanto no peso dos Jogos. Tentarei trazer boas notícias para Portugal.”
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaWSL/ISA/Sean Evans
-
FonteRedação
