Homepage
- Teresa Bonvalot será a primeira a competir, estando no heat 15. Já Carol Henrique e Yolanda Hopkins ficaram colocadas no mesmo heat.
-
-
Arrancou este sábado, em Miyazaki, no Japão o Mundial ISA 2019. Uma prova especial, que marca o arranque da qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020. Depois da realização da já tradicional parada das nações pela manhã, a prova feminina foi para a água pelas 15 horas locais – 7 horas em Portugal Continental.
Com a prova já em andamento, as surfistas portuguesas irão entrar em ação ainda ao longo desta manhã. Teresa Bonvalot será a primeira a competir, estando no heat 15. Pela frente a surfista portuguesa vai ter a costarriquenha e top do WWT Brisa Hennessy, Alison Bowman (Guam) e ainda a norueguesa Kristine Toffte.
Depois, por coincidência, Carol Henrique e Yolanda Hopkins ficaram colocadas no mesmo heat. Ambas vão estar em prova no heat 19, tendo a companhia de Irie Fitzgerald (Guam) e da norueguesa Guro Aanestad. Carol e Yolanda terão de jogar em equipa de forma a assegurarem as duas vagas para a fase seguinte.
Estes primeiros dias serão dedicados à prova feminina, uma vez que foi necessário adaptar o calendário de provas ao QS10000 de Pantín, que deverá terminar hoje na Galiza. Sendo assim, a prova masculina vai mais tarde para a água. No entanto, os surfistas portugueses já conhecem os seus adversários na ronda inaugural.
O primeiro a competir será Vasco Ribeiro, no heat 7, que vai enfrentar o indonésio Oney Anwar, o iraniano Farbod Motlaghfar e Ismail Rasheed (Maldivas). Segue-se Frederico Morais no heat 11, que tem pela frente o indonésio Ketut Agus Aditya o iraniano Bijan Bahrololoumi e ainda Hussain Areef (Maldivas).
A missão mais complicada nesta ronda inaugural será para o campeão nacional Miguel Blanco. Inserido no heat 31, Blanco vai enfrentar o indonésio Rio Waida, o grego Nick Plytas e ainda o austríaco Jonas Bachan, que, apesar de representar uma seleção menos expressiva, tem algumas provas dadas em provas juniores da WSL.
Destaque ainda para o heat 17 desta ronda inaugural masculina, onde irá estar o surfista que vai atrair mais atenções. Falamos, naturalmente, de Kelly Slater. O 11 vezes campeão mundial vai estrear-se frente ao irlandês Gearoid McDaid, ao senegalês Sidy Camara e ainda ao venezuelano Juan Miguel Caraballo.
Preveem-se assim dias bem emotivos durante a próxima semana nas ondas japonesas, estando a ação a ser transmitida na página de Facebook da ISA. Além dos títulos mundiais individuais e coletivos em jogo estão ainda oito vagas olímpicas (quatro masculinas e quatro femininas) para os melhores surfistas da Europa, Ásia, África e Oceânia.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA
-
FonteRedação
