Homepage

  • Kikas vence Slater e outros tops mundiais e avança firme no Mundial ISA
    13 setembro 2019
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    ISA
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Caso Kikas continue nesta senda vitoriosa, dá um passo importante para garantir a vaga europeia para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020.
  • Segue de vento em popa a campanha de Frederico Morais no Mundial ISA 2019. Esta madrugada de sexta-feira, o surfista português manteve um percurso imaculado após avançar mais duas rondas, estando já na ronda 5 do quadro principal. Para lá chegar Kikas beneficiou de um triunfo sobre o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater.

    Ao início da jornada, Kikas conseguiu uma vitória tranquila na ronda 3, depois de somar 10,53 pontos, superiorizando-se ao salvadorenho Bryan Perez, que também seguiu em frente, e atirando para a repescagem o indonésio Ketut Agus Aditya e o alemão Lenny Jensen.

    No final dessa mesma ronda a seleção portuguesa acabou por ver Miguel Blanco cair para a repescagem por muito pouco. Numa disputa vencida pelo brasileiro e campeão mundial Gabriel Medina (12,50 pontos), o campeão nacional acabou por ver o indonésio Rio Waida seguir em frente por menos de meio ponto.

    Mais à frente, Blanco voltou a entrar na água para competir no heat 8 da ronda 4 da repescagem, acabando por ser eliminado, numa bateria vencida pelo peruano Tomas Tudela e com o japonês Shun Murakami a ficar no 2.º posto. A partir daí as esperanças lusas ficaram entregues somente a Frederico Morais.

    A prova avançou a grande ritmo para a ronda 4, onde Kikas teve o privilégio de reencontrar Kelly Slater, repetindo o resultado do primeiro embate entre ambos, quando eliminou o norte-americano em Peniche, como wildcard. Kikas dominou a parte final do heat e obteve um triunfo seguro, com 10,83 pontos. Slater ainda sofreu, mas acabou por garantir igualmente a qualificação para a ronda 5, depois de terminar à frente do britânico Jay Quinn.

    Kikas seguiu assim firme para a fase de apenas 12 surfistas, onde teve pela frente um heat muito difícil. Ainda assim, o surfista português voltou a brilhar e a vencer mais uma bateria, com 13,83 pontos. Desta feita, deixando o brasileiro Italo Ferreira no 2.º lugar e atirando o costarriquenho Carlos Munoz e o japonês Kanoa Igarashi para as repescagens.

    O surfista português já está assim nas meias-finais do quadro principal, onde só chegaram seis surfistas. Frederico vai estar no primeiro heat, onde vai reencontrar Kelly Slater e também terá pela frente outro norte-americano membro do WCT, neste caso Kolohe Andino, atual top 3 mundial. Os dois primeiros avançam para a final de qualificação, que antecede a finalíssima das medalhas.

    Caso Kikas continue nesta senda vitoriosa, dá um passo importante para garantir a vaga europeia para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020. Isto numa altura do campeonato em que, apesar de ainda estarem alguns surfistas europeus nas repescagens, no quadro principal ele é o único europeu presente - o outro heat é composto por Italo Ferreira, Ramzi Boukhiam e Gabriel Medina.

    Euforias à parte, Frederico Morais pode estar mesmo a um passo de garantir a vaga europeia. Isto porque nas repescagens só restam três europeus. O espanhol Vicente Romero e o alemão Leon Glatzer, que vão competir no mesmo heat da ronda 8, e ainda o italiano Angelo Bonomelli, que estará num heat que também conta com o brasileiro Filipe Toledo. Mesmo que Kikas caia nas repescagens na próxima ronda, irá para a ronda 10, ou seja, os seus “rivais” ainda têm mais duas rondas pela frente até o poderem apanhar…

    Até domingo estão garantidas emoções fortes, com os títulos mundiais em jogo, mas, acima de tudo, com a possibilidade de qualificação olímpica em cima da mesa. Quanto às contas da equipa portuguesa, tudo está dependente da prestação de Kikas. Caso o surfista de Cascais chegue às rondas finais, Portugal ainda pode ambicionar com um top 10 final, naqueles que estão a ser os Mundiais ISA com maior nível de sempre.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Mundial ISA
  • Japão
  • Tóquio'2020
  • frederico morais
  • Miguel Blanco
  • Kelly Slater
  • Kanoa Igarashi
  • Fotografia
    ISA
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
julho 27
Comité Olímpico de Portugal nega comunicação tardia do positivo de Kikas
julho 27
Que orgulho Yolanda, Teresa e David!
julho 27
Ítalo Ferreira sobre o ouro olímpico: 'É a vitória com maior significado da minha carreira porque fui o primeiro a conseguir'
julho 26
Projeto 'Surf & Rescue' visitou pela primeira vez a Madeira
julho 26
Como podemos ver o dia das finais olímpicas do surf em Tóquio'2020?
julho 26
Ouro olímpico do surf vai ser discutido esta madrugada!
julho 26
David Raimundo: 'Acreditamos que é possível conquistar uma medalha olímpica. Temos competência para lá chegar'