Homepage

  • Ericeira Surf Clube revalida título de campeão absoluto na Taça de Portugal
    09 setembro 2019
    arrow
    arrow
  • Clube organizador conquistou ainda outro troféu colectivo e ao qual juntou mais cinco conquistas individuais.
  • O Ericeira Surf Clube (ESC) sagrou-se ontem bicampeão absoluto da Taça de Portugal de Surfing, prova que decorreu na Praia da Foz do Lizandro.

    A edição de 2019, que foi marcada por uma participação recorde de clubes (23) e atletas (350 inscritos) vindos de todo o país, chegou ao fim num dia muito quente e de intensa competição, em que a vitória colectiva do ESC ficou assegurada por volta da hora de almoço.

    A Associação de Surf da Costa de Caparica, o Aqua Carca e o Peniche Surfing Clube tiveram performances individuais e colectivas de grande nível, mas o clube local acabaria por se destacar da concorrência e fazer valer toda a evolução competitiva verificada nos últimos anos: em 2016 ficara no terceiro lugar do pódio e em 2017 ascendera a vice-campeão da Taça.

    No ano passado, ao organizar pela primeira vez a 'prova rainha' do calendário do surf nacional, conquistou um título inédito no seu historial e agora fechou o ciclo colocando a cereja do bicampeonato no topo dum bolo bastante saboroso.

    O Ericeira Surf Clube terminou a 'grande festa anual dos Clubes' no topo da classificação com 10.620 pontos, enquanto a Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC) ficou na segunda posição com 9.490 e o Aqua Carca garantiu o terceiro lugar com 8.780 pontos. Por fim, o Peniche Surfing Clube amealhou 7.672,5 pontos que lhe deram a quarta posição da classificação geral.

    Para Miguel Barata de Almeida, presidente do ESC, esta revalidação do título absoluto “significa o culminar dum trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos. Ser bicampeão da Taça de Portugal não acontece todos os dias, nem todos os anos”, destacando que o ESC conseguiu ainda o título colectivo em surf (ficando em 3º no Longboard e em 4º no Bodyboard) e cinco títulos individuais.

    Além de agradecer a todas as entidades envolvidas, Miguel Barata saudou também a crescente aposta que os clubes fazem neste evento desportivo.

    Ao título mais desejado pelos clubes nacionais e ao troféu colectivo no surf, o ESC juntou ainda os seguintes títulos individuais: Afonso Antunes (Surf Cadete); Gabriel Ribeiro (Surf Júnior); Francisca Veselko (Surf Feminino Júnior); Concha Balsemão (Surf Feminino Sénior) e Filipa Broeiro – Bodyboard Feminino Júnior.

    Merecem ainda destaque o Aqua Carca, que venceu o título colectivo de bodyboard e um título individual nesta modalidade (Teresa Padrela – Bodyboard Sénior Feminino), bem como o Surfing Clube de Portugal, que conquistou o título colectivo no bongboard, onde o seu atleta Frederico Mittermayer ganhou a categoria Júnior.

    Célia Fernandes, da Câmara Municipal de Mafra, fez “um balanço muito positivo” destes dois anos de organização em conjunto com o Ericeira Surf Clube e a Federação Portuguesa de Surf.

    A vereadora do turismo, que encarou com grande emoção esta nova vitória do ESC, acrescentou ainda ser “com muita alegria que o município apoia iniciativas deste tipo, que congregam um grande número de jovens”.

    Já para Miguel Toscano, do Grupo Norte, “enquanto empresa especializada em gestão de talentos, ficamos satisfeitos por contribuir para dar maior visibilidade a esta grande festa de formação dos novos talentos das ondas”.

    O country manager do principal patrocinador da Taça de Portugal de Surfing de 2019 destacou ainda a decisão de introduzir nesta edição o tema da inclusão social – nomeadamente das pessoas com deficiência – através de expositores na praia para sensibilizar a comunidade e duma sessão de surf adaptado na Foz do Lizandro.

    Entre os dias 4 e 8 de Setembro, 23 clubes e 350 inscritos competiram em três distintas modalidades de ondas (surf, bodyboard e longboard), disputando quatro títulos colectivos e 14 títulos individuais.

    As contas finais desta edição da Taça de Portugal de Surfing são as seguintes:

    Títulos Colectivos:
    Clube Campeão Absoluto – Ericeira Surf Clube
    Clube Campeão Surf – Ericeira Surf Clube
    Clube Campeão Bodyboard – Aqua Carca
    Clube Campeão Longboard – Surfing Clube de Portugal

    Títulos Individuais

    Surf
    Juvenil – Santiago Graça (Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos)
    Cadete – Afonso Antunes (Ericeira Surf Clube)
    Júnior – Gabriel Ribeiro (Ericeira Surf Clube)
    Sénior – Sidney Guimarães (Associação de Surf da Costa de Caparica)
    Júnior Feminino – Francisca Veselko (Ericeira Surf Clube)
    Sénior Feminino – Concha Balsemão (Ericeira Surf Clube)

    Bodyboard
    Juvenil – José Mano (Clube Fluvial Vilacondense)
    Cadete– José Luís Silva (Clube Fluvial Vilacondense)
    Júnior – Joel Rodrigues (Clube Naval Povoense)
    Sénior – Daniel Fonseca (Peniche Surfing Clube)
    Júnior Feminino – Filipa Broeiro (Ericeira Surf Clube)
    Sénior Feminino – Teresa Padrela (Aqua Carca)

    Longboard
    Júnior – Frederico Mittermayer (Surfing Clube Portugal)
    Sénior – João Gama (Estoril Praia)

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia da Foz do Lizandro
  • Taça de Portugal de Surfing 2019
  • Praia
  • Mar
  • Surf
  • Ericeira Surf Clube
  • Aqua Carca
  • Surfing Clube de Portugal
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Clubes
  • Setembro
  • Taça de Portugal de Surfing
  • Peniche Surfing Clube
  • Verão
  • Fotografia
    Ericeira Surf Clube
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
março 23
Fotografia de Tó Mané da onda gigante de Garrett McNamara na Nazaré é distinguida pelo 'The Guardian'
março 27
Frederico Morais apresenta projeto pessoal para jovens surfistas com o apoio do MEO
março 27
Circuito Nacional de Bodyboard 2023 em contagem decrescente para o arranque
março 27
O campeão nacional ganhou na Figueira com reviravolta: 'Acho que se mostrou, isto é o Gui Ribeiro'
março 27
O domingo de Gabriela Dinis: de eliminada ao início da tarde à festa da vitória no pôr do sol do Cabedelo
março 27
Caparica recebe etapa portuguesa do Rip Curl GromSearch 2023
março 27
Navio que se incendiou ao largo da Foz do Douro foi deslocado para águas internacionais