Homepage
- Furacão dirige-se para a costa dos Estados Unidos da América e voltou a ganhar força. Milhões de pessoas foram aconselhadas a sair de casa.
-
-
As Bahamas foram atingidas, no passado domingo, pelo mais forte furacão registado na história do arquipélago.
Fenómeno natural que fustigou, principalmente, as ilhas Ábaco e Grande Bahama, com ventos até 295 quilómetros por hora e chuva torrencial, antes de seguir na terça-feira a sua rota em direção à Florida, já nos Estados Unidos da América.
Situação que levou a que vários milhões de pessoas nos estados da Florida, Geórgia e Carolina do Sul fossem aconselhadas a sair dos locais próximos da costa norte-americana, por onde o Dorian deve passar.
O Dorian afetou fortemente o arquipélago das Bahamas, sobre o qual permaneceu por muito tempo quase imóvel, com chuvas torrenciais. Segundo o primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, 60% de Marsh Harbour, a principal cidade das Ábaco, ficou destruída. A pista do aeroporto ficou inundada e toda a zona parecia um lago.
Os ventos severos e as águas castanhas e lamacentas destruíram e danificaram gravemente milhares de casas, incapacitando a atividade de hospitais e deixando muitas pessoas presas em sótãos.
A Organização das Nações Unidas (ONU) indicou, ontem, que cerca de “70.000 pessoas precisam de ajuda imediata”.
No mesmo dia, o primeiro-ministro das Bahamas anunciou que o novo número oficial de mortos ascendeu a 20, reiterando que ainda pode aumentar conforme os trabalhos de defesa avancem.
O furacão, que recentemente havia perdido força e baixado para a categoria 2, voltou a subir, e agora já tem força de categoria 3, com ventos de/até 185 quilómetros por hora, segundo o centro meteorológico norte-americano National Hurricane Center.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
