Homepage
- O "mar deve ser visto por todos como um ecossistema e um local de atividade marítima” foi uma ideia defendida no segundo dia de Outdoor Sports Euro'Meet.
-
-
BeActive, Be Healthy, Be Outdoors e Blue Growth foram os temas centrais das conferências, de ontem, no Outdoor Sports Euro’Meet, que decorre até hoje em Viana do Castelo. Momento em que voltou a ser atribuído um papel estratégico ao desporto outdoor.
Para Ronaldo Gabriel, orador principal do tema #BeActive, Be Healthy, Be Outdoors e professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, os "desportos outdoor desempenham o papel mais importante nos serviços de saúde do ecossistema, pois, como mediadores, contribuem para o aumento do bem-estar e da saúde das pessoas e, em simultâneo, para a diminuição da pegada de carbono”.
Ronaldo explicou também que é "essencial para a nossa saúde usufruir do meio natural, seja em zonas urbanas ou rurais”, pois há "doenças que surgem por não estarmos no meio natural”.
A receita apontada pelos estudos científicos é a "biodiversidade e diversidade”, uma vez que “tudo o que é rotineiro não é bom”.
No âmbito deste tema, também tiveram lugar quatro outras apresentações, que foram exemplos práticos da aplicação da abordagem apresentada por Ronaldo Gabriel:
'Nat’Mouv melhora os benefícios da saúde dos desportos de natureza', a cargo de Fabien Dubocage, da Nat'Connect; 'Construa cidades e áreas para o estilo de vida desportos outdoor', na qual o município dinamarquês de Silkeborg foi apresentado como a capital outdoor da Dinamarca; 'Estabelecendo a base para a profissionalização do ciclismo de montanha na Alemanha e na Europa', por Tilman Sobek, da Mountain Bike Tourism Forum; 'Desenvolvimento do desporto de natureza', por Ricardo Melo, do Instituto Politécnico de Coimbra, que aponta para um futuro do desporto outdoor mais organizado, sustentável e mais abrangente em termos de beneficiários.
Eric Banel, diretor-geral da Administração Marítima Francesa para o South of the Atlantic Ocean e orador principal do tema Blue Growth, partindo do caso da Nova Aquitânia, em França, explicou o potencial do crescimento azul, no qual os desportos outdoor desempenham um importante papel, no que respeita a empregos diretos e indiretos, valor e sustentabilidade.
Também defendeu que o mar “deve ser visto por todos como um ecossistema e como um local de atividade marítima” e que “deve haver uma visão estratégica para o espaço marítimo”.
Incluídas no tema Blue Growth, também aconteceram quatro apresentações exemplificativas da relevância da economia azul e também dos desportos outdoor:
'Blueways', por Cormac MacDonnell, da Sport Ireland; 'LEME - barómetro PwC da economia do mar', por Miguel Marques, da PricewaterhouseCoopers; 'Profissionalização do setor de mergulho na Martinica', a cargo de Veronique Flamand, do Governo da Martinica; 'Watersports Enhanced Together (Get WET)', por Eduard Ingles, do Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha; e 'Náutica nas Escolas', por Vítor Lemos, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC).
Foram um êxito as 16 experiências outdoor, algumas inclusivas, que integraram este evento e que pretendiam mostrar a oferta de recursos, os desportos outdoor, a região e ainda reforçar o networking entre os participantes. Experiências que registaram uma adesão massificada e feedbacks muito positivos.
O 5º Outdoor Sports Euro´Meet é organizado pela CMVC, pela European Network of Outdoor Sports, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, pela Escola Superior de Desporto e Lazer e pelo Surf Clube de Viana.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaJuliana Calheiros
-
FonteRedação
