Homepage

  • Debate e partilha de conhecimento marcaram o Outdoor Sports Euro'Meet
    27 setembro 2019
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Juliana Calheiros
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Evento contou com 450 participantes oriundos de aproximadamente 25 países.
  • Chegou ontem ao fim o 5º Outdoor Sports Euro’Meet, que decorreu nos últimos três dias em Viana do Castelo.

    Foi um êxito em termos de adesão, registando 450 participantes oriundos de aproximadamente 25 países, de partilha de conhecimento, de proporcionar uma experiência única aos seus intervenientes, de networking e de recomendações para o futuro próximo.

    Futuro esse no qual devemos potenciar “a atividade física outdoor sustentável”, ser “verdes” e planear “cidades sustentáveis”.

    Tadhg Macintyre, da Univerdade de Limerick, após elogiar a organização “fantástica” deste evento afirmou:

    "A atividade física outdoor sustentável é o objetivo no qual nos devemos focar. Quanto mais ela acontecer na natureza maior serão os benefícios, por isso necessitamos de cidades sustentáveis e de atividade física sustentável. A solução está na natureza. Sejam verdes!”

    Destes três dias de partilha de conhecimento e debate centrados em quatro temas principais, resultaram recomendações que serão, posteriormente, apresentadas à Comissão Europeia.

    Para um dos temas-chave de ontem, o Urban Outdoor, que teve como orador principal Jacob Schouenborg, secretário-geral da International Sport and Culture Association, as principais recomendações foram:

    Tendo por base que o desporto outdoor urbano deve ser um conceito aberto que inclua toda a atividade física outdoor, seja em parques, ruas, rios ou lagos em áreas urbanas, a proximidade geográfica de um local outdoor que permita brincar, diversão e atividade física deve ser obrigatória, atualmente, na planificação urbana.

    Os espaços públicos urbanos devem ser planificados para responder às necessidades das pessoas em vez das dos automóveis, devendo dar um papel de destaque à plantação de árvores e ao desenvolvimento de novas áreas naturais; envolver todos os parceiros e cidadãos; desenvolver ações dedicadas a públicos específicos, especialmente a mulheres, famílias, crianças; e, em cada novo desenvolvimento urbano, ser avaliado o bem-estar da população.

    Joel Pereira, professor na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, foi o orador principal do segundo tema de ontem − Inclusive Outdoor.

    Nas recomendações finais deste tema foram salientadas as necessidades de: formação de treinadores; os espaços públicos incluírem o planeamento do espaço marinho; equipamento que responda às necessidades de todos, incluindo de pessoas com deficiência; estabelecer parcerias de inclusão social nas áreas naturais e criar campeões.

    As recomendações apresentadas para o tema Blue Growth, partindo do lema “nós somos água”, centram-se:

    Na reconexão da população com a água, através da cooperação, na qual foi destacado o excelente exemplo do programa vianense 'Náutica nas Escolas', e através da formação na vertente da consciência ambiental; na existência de uma estratégia integral de planificação, que não funcione apenas de cima para baixo, mas também de baixo para cima, envolvendo os parceiros e a população local, e facilitadora do acesso para todos.

    No #BeActive, Be Healthy, Be Outdoors, no qual se verificou uma forte aproximação com o tema Urban Outdoor, destaque para a necessidade de: haver mais colaboração e partilha de conhecimento; de valorizar mais o desporto/ atividade outdoor; repensar a educação, seja através do espaço físico escolar ter mais elementos verdes ou as crianças usufruírem mais do outdoor; favorecer um acesso justo à atividade física e não apenas a grupos específicos; ter planeadores influentes e repensar o planeamento, como os exemplos de Silkeborg, Viana do Castelo ou Sheffield e reforçar a capacidade de pesquisa.

    O 5º Outdoor Sports Euro´Meet foi organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pela ENOS, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, pela ESDL e pelo Surf Clube de Viana.

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Portugal
  • Viana do Castelo
  • Surf Clube de Viana
  • Outdoor Sports Euro'Meet
  • Conferências
  • Debate
  • Fotografia
    Juliana Calheiros
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
outubro 22
Surfista preso em zona de falésia é resgatado em Aljezur
outubro 22
Bernardo Jerónimo avança mais uma ronda no Frontón King 2020
outubro 22
Bom Petisco Cascais Pro alimentado a 60% com energia solar
outubro 21
Costa da Morte, na Galiza, quer ser Reserva Mundial de Surf
outubro 21
Salvamentos aumentaram nas praias portuguesas na época balnear de 2020
outubro 21
Primeira ondulação grande da temporada deverá entrar na Nazaré a partir de domingo
outubro 21
Circuito Regional da Madeira SUP Race arrancou em grande estilo
pub