Homepage

  • David Raimundo: 'Temos de acreditar que é possível ser medalhado nos Jogos Olímpicos'
    16 setembro 2019
    arrow
    arrow
  • Selecionador Nacional de Surf pensa em altos voos para Tóquio 2020 e ambiciona com a presença de mais surfistas portugueses no prestigiado evento.
  • Parte da comitiva da Seleção Nacional, que esteve a competir no Mundial de Surf ISA disputado em Miyazaki (Japão), chegou hoje ao final da manhã ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

    Momento de regressar a casa após uma histórica jornada no país do sol nascente, que carimbou a primeira vaga de Portugal, em termos do estreante surf, para os Jogos Olímpicos de 2020, também a realizar no Japão, mas no caso na capital Tóquio.

    O 'Beachcam' aproveitou o momento da chegada da comitiva lusa a Lisboa para estar um pouco à conversa com um dos principais obreiros de todo este trabalho. Falamos do Selecionador Nacional de Surf, David Raimundo. 

    David, antes de tudo parabéns pelo histórico resultado alcançado no Japão. É o teu momento mais alto à frente da Seleção Nacional?

    É sem dúvida o momento mais alto da minha carreira como treinador. Apesar de no passado já ter tido alguns momentos importantes, como os títulos de campeão da Europa nas categorias Júnior e Open bem como os três vice-campeonatos do mundo, apurar Portugal para o maior evento desportivo do mundo é uma coisa única.

    Este é o culminar de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde há muitos anos?

    É o culminar de todo o trabalho que esta direcção e equipa técnica têm vindo a fazer. Ainda estamos a meio do caminho olímpico, pois em 2020 temos a hipótese de colocar mais três atletas nos Jogos Olímpicos. A partir de agora o nosso foco é esse mesmo. Atacar com todas as nossas forças o que resta da qualificação olímpica.

    Agora que está a garantida a presença em Tóquio, qual o objetivo para esse evento? Pensar nas medalhas? 

    Temos de ter a ambição de lutar por uma medalha, seja com o Frederico Morais ou com qualquer outro surfista que venha a estar presente nos Jogos Olímpicos. Sabemos que o nível competitivo é muito alto, mas também temos a plena consciência de que os nossos atletas têm igualmente muita qualidade e são competentes. Se não acreditarmos que é possível alcançar uma medalha nunca conseguiremos atingir esse desiderato. 

    Sentes que a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é o reconhecimento justo de tudo aquilo que o nosso país tem feito pelo surf em termos mundiais? 

    É sem dúvida um justo reconhecimento. Em apenas 20 atletas da categoria masculina conseguimos logo, à primeira tentativa, uma vaga. Com tantas potências mundiais presentes em Miyazaki, o resultado alcançado significa que o surf em Portugal está bom, tem qualidade e felizmente uma margem de progressão que é ainda muito grande. 

    Neste ano de 2019, o que ainda podemos esperar de atividade da Seleção Nacional?

    Teremos, no final de Outubro, o Mundial de Surf Júnior, que decorrerá na Califórnia, mais concretamente em Huntington Beach. O objetivo, nesse evento, passa por tentar alcançar a melhor classificação de sempre, por equipas, no Mundial Júnior. Simultaneamente tentaremos colocar um atleta numa final e se possível lutar pela conquista de um título mundial.

    Até ao momento, qual o balanço que é feito deste ano de 2019?

    Para já, o balanço é muito positivo. Estou bastante orgulhoso com o que tem vindo a ser alcançado. Temos atingido todos os objetivos que foram propostos.

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • David Raimundo
  • Seleção Nacional
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Mar
  • Surf
  • Portugal
  • Praia
  • Mundial de Surf ISA
  • Jogos Olímpicos
  • Tóquio'2020
  • Japão
  • Miyazaki
  • Fotografia
    ISA
  • Fonte
    Alexandre Melo
pub
similar News
similar
janeiro 21
Potente gás com efeito de estufa está a aumentar na atmosfera
janeiro 21
Portugueses desenvolvem tecnologia para detetar lixo marinho
janeiro 21
Vila Real quer plantar um milhão de árvores em 2020
janeiro 21
China vai proibir os sacos de plástico nas principais cidades
janeiro 21
A grande estrela do Super Bowl rejeitou ser surfista profissional
janeiro 20
Mick Fanning em documentário da Nat GEO sobre tubarões
janeiro 20
Tomás Lacerda faz história com triunfo em importante prova de SUP