Homepage
- Tudo isto aconteceu em Hamptons, uma pequena estância balnear situada na vila de Southampton, que fica já perto da ponta Este da famosa Long Island.
-
-
Houve tempos em que o surf era visto como uma atividade marginal, praticada por pessoas facilmente conectadas a um estilo de vida indesejado. Contudo, já passou quase meio século, e o surf é agora visto com uma atividade moderna e como um desporto exemplar. É assim em praticamente todos os pontos do globo, de Portugal à Austrália, passando pelos Estados Unidos. Mas nem em todos os pontos dos States se pensa assim. É o que acontece nas ondas de Southampton, em Nova Iorque.
Esta semana uma notícia deu conta da revolta dos surfistas locais, depois de um homem na casa dos 40 anos ter sido expulso da água, enquanto surfava. A polícia local decidiu aplicar uma lei que não permite a prática de surf naquela zona durante o verão, ou seja, entre as 9 horas da manhã e as 18 horas desde meados de junho até meados de setembro.
O grande problema é que a lei já tem cerca de 40 anos, coincidindo com essa época em que o surf era visto como uma atividade marginal. Hoje em dia, o cenário é bem diferente. E é isso que está a revoltar a comunidade surfista local. Até porque a lei tem estado “adormecida”, até que esta semana a polícia local decidiu “desenterrá-la” sem aviso prévio, multando mesmo o surfista em questão com uma coima de mil dólares.
Tudo isto aconteceu em Hamptons, uma pequena estância balnear situada na vila de Southampton, que fica já perto da ponta Este da famosa Long Island, em Nova Iorque, antes ainda de se chegar a Montauk. De acordo com os responsáveis, que falaram aos meios locais, a lei foi colocada novamente em prática devido à confusão que se instalou na água, com banhistas e surfistas em constante conflito, com escolas de surf também à mistura.
Ao que tudo indica, depois de em anos anteriores a região ter tido vários bancos de qualidade ao longo daquele trecho de costa, vários surfistas foram atraídos por aquelas ondas de qualidade. Contudo, este ano parece que o único banco de areia de qualidade está em Hamptons, o que originou um enorme crowd numa praia onde também existe um forte fluxo de banhistas.
Tudo isto originou uma situação peculiar, que proíbe agora o surf, em pleno século XXI, naquela região. Pelo menos durante a época balnear e durante grande parte do dia. Existe sempre a possibilidade de uma sessão madrugadora ou ao sunset…
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
