Homepage
- Atleta brasileira já leva duas vitórias consecutivas na Praia da Costa Nova. Depois dos triunfos no Speedline e Jibline só falta conquistar o Trickline.
-
-
Duas competições debaixo do desígnio do slackline nesta 15ª edição da Miss Activo Cup, na Praia da Costa Nova (Ílhavo), e já são dois os triunfos para Giovana Petrucci no certame organizado pela Associação de Surf de Aveiro.
Depois da vitória obtida ontem na competição de Speedline, hoje a atleta brasileira arrebatou o primeiro posto na variante de Jibline, prova a contar para a Gibbon Jibline Series, competição inserida no Global Balance Challenge.
Giovanna Petrucci exibiu-se a um alto nível, pois só assim conseguiu bater na final a peruana Rosa Tokumoto (segunda classificada), a canadiana Carine Lequy (terceira) e a francesa Claire Irad, que quedou-se pelo quarto posto e ficou fora do pódio final.
A prova de Jibline decorreu ao longo da tarde e foi alvo da muita atenção por parte dos veraneantes. Público esse que se aglomerou no local de competição e emprestou uma moldura humana muito interessante ao evento, transmitindo grande entusiamo às atletas.
Terminado o Jibline, amanhã arranca a competição de Trickline, a mais aguardada pelas competidoras. Ainda para mais agora que faz parte da ISA Women’s World Cup (Taça do Mundo Feminina), estando assim debaixo da égide da Associação Internacional de Slackline (ISA).
Como o próprio nome indica, nesta variante, considerada a disciplina-rainha em termos competitivos do slackline, o objectivo é realizar acrobacias e sequências de manobras numa cinta de 22 metros de comprimentos e 5 centímetros de largura, fixada a pouco menos de dois metros de altura do solo.
Bonifica a performance das atletas a amplitude dos saltos, a diversidade e a dificuldade técnica das manobras e, entre outros aspectos, os chamados 'revert' (leia-se, reversão da manobra realizada, ou seja, os denominados 'frontflip to backflip' e 'frontside to backside', entre outros). Em sentido contrário, penalizam os toques no solo, as paragens de sequência e as repetições de manobras.
Amanhã, na Praia da Costa Nova, realiza-se a fase de apuramento, repartida por dois heats (manhã e tarde), para selecionar as seis finalistas. Em cada um dos heats, duas atletas de cada vez dispõem de dois minutos, que gastam alternadamente com a oponente directa na cinta.
A classificação da primeira fase é definida pela melhor pontuação alcançada em um dos heats.
A avaliação segue as regras da American Slackline Association (ATA) e é da responsabilidade da sua delegação francesa. A ATA é a entidade que superintende as regras para as competições de slackline a nível mundial.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaAndré Neto
-
FonteRedação
