Homepage

  • Peru reserva as duas primeiras vagas olímpicas
    05 agosto 2019
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Pan-American Games
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Após vários dias de muita ação e até algumas surpresas, Lucca Mesinas, nos homens, e Daniella Rosas, nas mulheres, foram os grandes vencedores da medalha de ouro dos Pan-Americanos’2019.
  • Ficaram apuradas, este domingo, as primeiras vagas olímpicas para a prova de surf de Tóquio’2020, durante os Jogos Pan-Americanos que se disputaram em Lima, no Peru. Foi por isso um dia histórico para o surf, com os surfistas da casa a dominarem o evento. Dessa forma, o Peru garantiu já duas vagas para a prova olímpica de surf, uma masculina e outra feminina.  

    Curiosamente, o país que reclama junto do Havai ser o inventor do surf, alegando que há centenas de anos que já ali se deslizava nas ondas com os célebres caballitos de totora, acabou por ser simbolicamente o primeiro a garantir a presença de representantes no Japão, naquela que será a estreia do surf em olimpíadas.

    Mas vamos por partes. Apesar dos triunfos peruanos na prova dos Pan-Americanos, apenas o país sul-americano tem garantido a presença de dois atletas. Isto porque em termos individuais os vencedores deste torneio podem não ter ainda assegurada a presença em Tóquio’2020, uma vez que os Jogos Pan-Americanos são os últimos da hierarquia de qualificação e só após o Mundial ISA de 2020 se saberá qual será a lista final de qualificados.

    Após vários dias de muita ação e até algumas surpresas, Lucca Mesinas, nos homens, e Daniella Rosas, nas mulheres, foram os grandes vencedores da medalha de ouro dos Pan-Americanos’2019, colocando ambos já um pé e meio nos Jogos Olímpicos. Mesinas bateu o argentino Leandro Usuna na grande final por apenas 0,23 pontos, enquanto Rosas foi superior à equatoriana Dominic Barona.

    No entanto, se, por exemplo, os Mundiais ISA de 2019 e 2020 forem vencidos por outros surfistas peruanos, estes dois perderiam as vagas. Isto porque cada país pode colocar em Tóquio um máximo de dois surfistas por categoria. Se tal acontecesse – embora seja altamente improvável - as vagas dos Pan-Americanos passariam para Usuna e Barona, caso os países deles também não tivessem já as duas vagas preenchidas.

    De referir apenas que esteve muito perto de acontecer uma grande surpresa na prova masculina, uma vez que um surfista de El Salvador, que havia garantido a última vaga de acesso a esta prova, foi avançando ronda após ronda, conseguindo mesmo chegar à final do quadro principal. O percurso sensação garantiu-lhe uma honrosa medalha de bronze – nas mulheres o bronze foi para a argentina Ornella Pellizzari.

    Bryan Perez, um ilustre desconhecido no cenário do surf mundial, que se estreou apenas no ano passado em provas da WSL, acabou por perder a final do quadro principal para Mesinas, num heat em que até começou melhor. Apesar de ter tido mais uma oportunidade para garantir a disputa pelo ouro, acabou por perder a final das repescagens para Usuna e assim deitar por terra aquilo que seria uma verdadeira surpresa olímpica.  

    Destaque ainda para os triunfos da brasileira Chloe Calmon e do peruano Piccolo Clemente em Longboard e para o duplo ouro da Colômbia na prova de SUP, graças aos triunfos dos manos Isabella e Giorgio Gomez. Estas provas também se estrearam nos Pan-Americanos, embora não façam parte do programa olímpico para Tóquio.  

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Jogos Pan-Americanos
  • Peru
  • Tóquio'2020
  • Jogos Olímpicos
  • Daniella Rosas
  • lucca mesinas
  • Bryan Perez
  • Fotografia
    Pan-American Games
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 01
Não houve vítimas mortais nas praias portuguesas em maio
maio 30
Houve mais de 200 interações entre orcas e barcos na costa atlântica ibérica em 2022
junho 01
Praias da Caparica estão entre as 20 mais 'instagramáveis' da Europa
junho 02
Chuva e trovoada colocam 12 distritos sob aviso amarelo
junho 02
Portugal vê primeiro surfista cair na repescagem do Mundial ISA de El Salvador
junho 01
Trovoada 'frequente e concentrada' deixa seis distritos sob aviso laranja
junho 01
Em plena polémica com a WSL, Medina pensa nos Jogos Olímpicos: 'Quero estar em Paris'2024'