Homepage
- Temperatura ficou ligeiramente acima dos valores registados no mesmo mês de Julho, mas no ano de 2016.
-
-
Recentemente foi noticiado que o passado mês de Junho foi o mês mais quente na Terra desde que existem registos meteorológicos. Pois bem, parece que esses mesmos dados estavam errados, apesar da entidade que realizou os estudos ser agora a mesma.
Isto porque o último mês de Julho, que no continente europeu foi marcado por uma nova onda de calor e que levou mesmo alguns países a baterem recordes de temperaturas máximas, foi o mês mais quente alguma vez medido no planeta Terra desde que existem registos meteorológicos.
Quem o diz é o serviço de alterações climáticas do Programa Copernicus (C3S) da União Europeia. De acordo com este órgão foi batido em 0,04ºC o anterior recorde, que afinal data de Julho de 2016. Momento em que a elevação das temperaturas foi explicada pelo fenómeno 'El Niño'.
"O mês de Julho é geralmente o mês mais quente do ano no mundo, mas de acordo com os nossos dados [o mês de Julho de 2019] é também o mês mais quente alguma vez já medido", disse hoje, em comunicado, o responsável pelo Copernicus, Jean-Noël Thépaut.
Apesar do novo recorde, Thépaut acredita que com a "continuação das emissões de gases de efeito de estufa e o impacto global das temperaturas, os recordes continuarão a ser batidos".
O mesmo comunicado refere que a subida de temperatura, no passado mês de Julho, é tão pequena que é possível que outras organizações de referência, que recolhem e analisam dados com outros métodos, não cheguem à mesma conclusão. Por exemplo, a Agência Atmosférica dos Estados Unidos ainda não publicou as suas conclusões para o mês de Julho.
De acordo com o Copernicus, a temperatura em Julho de 2019 foi 0,56º centigrados acima da média do período 1981-2000, quase 1,2º centigrados acima do nível pré-industrial, a linha de base dos especialistas em clima da Organização das Nações Unidas (ONU).
O mesmo serviço refere que as temperaturas estão acima do normal no Alasca, Gronelândia,partes da Sibéria bem como na Ásia Central e partes da Antártida.
Dados que levam a Organização Meteorológica Mundial a perspectivar que o presente ano de 2019 fique no top cinco dos anos mais quentes.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
