Homepage
- Vistoria realizada durante a manhã não detetou exemplares de caravela-portuguesa.
-
-
Depois dos banhos terem sido proibidos na Praia de São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, devido ao avistamento de caravelas-portuguesas, a situação voltou a uma aparente normalidade.
De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), foram esta manhã “efetuadas buscas, tanto por terra como por mar, não sendo detetados quaisquer exemplares de caravela-portuguesa”, o que determinou o levantamento da proibição de banhos que se encontrava em vigor desde terça-feira.
O capitão do Porto da Nazaré, Paulo Gomes Agostinho, determinou, às 10h00 de hoje, que fosse “hasteada a bandeira amarela” e indicou ainda “um reforço de atenção, por parte dos nadadores-salvadores para, em caso de algum avistamento [de caravela-portuguesa], reportarem imediatamente”, pode ler-se na página da AMN.
Os banhos na Praia de São Martinho do Porto foram proibidos após vários banhistas terem reportado avistamentos de caravelas e de um banhista ter sofrido queimaduras, tendo sido transportado para o Hospital das Caldas da Rainha, no distrito de Leira.
Dado a presença daquela espécie não ser habitual nas águas de São Martinho do Porto, a bandeira vermelha manteve-se hasteada no dia seguinte, “por precaução”.
A Polícia Marítima da Nazaré, em conjunto com os tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré e os nadadores-salvadores em serviço, montou “um dispositivo no mar, com três embarcações, e em terra, com duas viaturas todo-o-terreno e pessoal apeado que, durante o dia, atuou de modo a evitar que outros banhistas sofressem lesões”.
Até ao final de quarta-feira “foram detetados e recolhidos sete espécimes”, divulgou a Autoridade Marítima.
A Capitania do Porto da Nazaré deixa ainda o alerta aos banhistas para, em caso de avistamento, “avisarem as autoridades e evitarem qualquer contacto” com aquele organismo.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
