Homepage
- As altas temperaturas, verificadas recentemente, estão a fazer muitos estragos na segunda maior reserva de gelo do mundo.
-
-
E as alterações climáticas voltaram a fazer das suas, agora na fria Gronelândia, mas que por estes dias tem estado tudo menos fria.
É sabido que há gelo que derrete sempre durante o Verão, mas este ano tudo está a ser diferente para pior. Um cenário que foi adensado com a mais recente onda de calor que afectou, na passada semana, a Europa. Calor esse que chegou, imagine-se, à Gronelândia e deu continuidade às temperaturas elevadas que estão a assolar desde a última Primavera a região autónoma da Dinamarca.
As altas temperaturas verificadas tiveram o condão de fazer a Gronelândia perder, no dia de ontem, o incrível número de 10 mil milhões de toneladas de gelo. Isto de acordo com os dados do 'Polar Portal Greenland'.
O nível a que a superfície de gelo derreteu atingiu os 56% da área e deixou uma camada de água de um milímetro. As zonas mais altas da ilha, que possui a segunda maior reserva de gelo do mundo, foram igualmente afectadas.
Esta é uma nova situação constrangedora na Gronelândia, que deixa o mundo em alerta e sucede ao problema registado em 2012. Ano em que 98% da camada de gelo registou algum grau de derretimento à superfície.
Um problema sério que está cada vez mais a afectar a comunidade e que pode estar a caminhar para um indesejado ponto de ruptura.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
