Homepage

  • Frederico Morais lidera Seleção Nacional no Mundial ISA
    15 agosto 2019
    arrow
    arrow
  • Vasco Ribeiro, Miguel Blanco, Teresa Bonvalot, Carol Henrique e Yolanda Hopkins Sequeira são os restantes convocados pelo selecionador, David Raimundo.
  • O selecionador nacional, David Raimundo, convocou seis surfistas (divididos por três homens e três mulheres) para os International Surfing Association (ISA) World Surfing Games. Trata-se do Mundial de Seleções ISA que terá lugar em Miyasaki, no Japão, entre os dias 7 e 15 de Setembro. Competição que abre as portas à qualificação olímpica.

    Para os ISA World Surfing Games, Portugal apresenta uma Seleção Nacional com alguns dos seus nomes mais cotados. 

    Assim, os convocados são:

    Frederico Morais - 27 anos, o segundo surfista português a qualificar-se para o World Championship Tour (WCT), o principal circuito mundial de surf, onde já compete há três anos (em 2019 como suplente).

    Vasco Ribeiro - 24 anos, conta no seu currículo com um título mundial na categoria Júnior e uma medalha de prata em Sub-18 no Mundial Júnior da ISA, além de vários títulos nacionais. É apontado há anos como o provável terceiro português a qualificar-se para o WCT, depois do histórico Tiago 'Saca' Pires, (seu treinador) e Frederico Morais.

    Miguel Blanco - 23 anos, é o atual campeão nacional de surf e tem seguido uma carreira competitiva na World Qualifying Series, tendo quebrado a barreira do 'top 100', mas também como 'free surfer', conquistando recentemente uma capa na revista 'Surfer', a 'bíblia' do surf mundial.

    Teresa Bonvalot - 19 anos, entrou para a história do surf nacional quando, com apenas 14 anos, se sagrou campeã nacional, tendo repetido a proeza no ano seguinte. Tem ainda no currículo dois títulos europeus e vários resultados importantes no Circuito Mundial de Qualificação (WQS) que a colocam como grande esperança nacional a uma presença no World Tour feminino.

    Carol Henrique - 24 anos, foi a primeira portuguesa a conquistar o título europeu da World Qualifying Series, em 2017. Tem também no currículo dois títulos nacionais e é uma das mais fortes atletas nacionais no Circuito Mundial de Qualificação.

    Yolanda Hopkins Sequeira - 20 anos, conquistou recentemente o título nacional de surf, na Praia da Costa Nova, e venceu há poucos dias o QS1,000 de Newquay, em Inglaterra, pelo que é justo dizer que está na melhor forma competitiva de sempre.

    João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf (FPS), realça a importância da participação portuguesa neste Mundial de Surf ISA, que é também o átrio para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, edição olímpica onde o surf faz a sua estreia:

    “Este é o primeiro Mundial da história do surf que possibilita a qualificação para uns Jogos Olímpicos pelo que o seu significado é imenso. Portugal leva até ao Japão um lote de atletas que representa o que de melhor tem sido feito no surf português desde há vários anos, num processo em que a FPS também tem tido um papel a desempenhar, e que, esperamos, ajude a fazer história, não só do surf, mas do desporto nacional.”

    O dirigente máximo do surf português espera, todavia concorrência como nunca se viu num Mundial da ISA:

    “Do que sabemos até agora, porque nem todas as equipas ainda foram divulgadas, todas as seleções vão apresentar-se no Japão na máxima força, com os melhores surfistas do World Tour. Sabemos que o Brasil, por exemplo, vai apresentar-se com Gabriel Medina, atual campeão do mundo, e Filipe Toledo. Já os Estados Unidos da América levam o Kelly Slater, entre outros grandes nomes. Além da qualidade, espera-se quantidade, com um número recorde de participações.”

    Em suma, estão reunidos os ingredientes para os melhores ISA World Surfing Games de sempre.

    Refira-se, ainda assim, que esta não será para Portugal a última hipótese de conseguir um lugar olímpico através da ISA. Isto porque ainda terão lugar os World Surfing Games de 2020, em lugar ainda por definir, antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Surf
  • Frederico Morais
  • Jogos Olímpicos
  • Teresa Bonlavot
  • Carol Henrique
  • David Raimundo
  • Yolanda Sequeira
  • Miguel Blanco
  • Vasco Ribeiro
  • Seleção Nacional
  • Portugal
  • Praia
  • Mar
  • João Aranha
  • Federação Portuguesa de Surf
  • ISA World Surfing Games
  • Fotografia
    ISA/Ben Reed
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
setembro 18
Associação Sealand limpa Praia da Mexilhoeira
setembro 18
Carro de GMcNamara não foi furtado. Perdeu mala em Cascais e oferece 1000€ a quem encontrar o disco externo
setembro 18
Dois golfinhos mortos deram à costa em praias do Norte
setembro 18
As nações já qualificadas para Tóquio e os surfistas em risco
setembro 17
Cliff Diving Series: Campeões vitoriosos na despedida de 2019
setembro 17
Nuno Vitorino vs Tomás Valente – um heat nunca visto!
setembro 17
Circuito de Bodyboard 2019 - Restaurante O Sacas encerra em grande