Homepage

  • Slackline em modo internacional na Miss Activo Cup
    29 julho 2019
    arrow
    arrow
  • Competição de Slackline integra pela primeira vez, neste ano de 2019, o calendário da Taça do Mundo da Associação Internacional de Slackline.
  • Uma cinta, com elasticidade q.b., bem esticada entre dois pontos de apoio, mais ou menos afastada do solo ou da água, são as condições básicas necessárias para a prática desta modalidade desportiva, que dá pelo nome de Slackline.

    O resto, ou seja, as manobras, as acrobacias e o espectáculo fica a cargo dos atletas, que invariavelmente maravilham o público, tal a exuberância das performances em cima de tão fina e instável cinta.

    Foi em 2016 que a Miss Activo Cup acolheu o Slackline, inicialmente, apenas uma iniciativa de demonstração e divulgação da modalidade.

    Porém, a espectacularidade da mesma e os (vários) pontos de contacto com os desportos de ondas que preenchem o programa competitivo do campeonato (bodyboard e surf) ditaram que a Miss Activo Cup adoptasse mais uma modalidade

    Desta forma enriquece ainda mais o seu programa e proporcionando a todos os que acompanham o evento organizado pela Associação de Surf de Aveiro (ASA), no areal ou à distância, momentos de espectáculo e de intensa competição.

    Em 2017, o campeonato incorporou definitivamente o Slackline, promovendo a primeira (e única até agora) competição exclusivamente feminina do mundo.

    Na edição passada (2018), já com outro traquejo organizativo, a Miss Activo Cup organizou a primeira prova reconhecida oficialmente, tendo contado para o ranking mundial da Slackline Industries, entidade que também promove competições por todo o mundo.

    A evolução e afirmação do Slackline, a nível nacional e internacional, mas também no seio da Miss Activo Cup, leva a que nesta 15ª edição do campeonato a competição assuma um estatuto diferente, uma vez que decorrerá sob a égide da ISA (International Slackline Association), a mais importante entidade a nível mundial, passando a integrar o calendário da ISA Women’s World Cup 2019.

    Desta feita, a partir do próximo dia 31 de Julho, dia de arranque da Miss Activo Cup de 2019, no areal da Praia da Costa Nova (Ílhavo) haverá demonstrações, treinos e sessões de iniciação ao Slackline.

    O dia inaugural será um 'Free Slack Day', mas com a entrada no mês de Agosto chega a tão desejada competição a sério.

    A competição

    Durante a Miss Activo Cup de 2019, para além de diariamente ser possível aos veraneantes iniciarem-se na prática do Slackline, haverá três competições distintas, a saber: Speedline, Jibline e Trickline.

    Assim, no dia 1 de Agosto (quinta-feira) disputa-se a prova de Speedline, que consiste na travessia cronometrada de uma fita a um metro de altura. O objectivo é fazer o tempo mais rápido e o comprimento da cinta depende da competição, que no caso da prova da Miss Activo Cup será de 20 metros. Haverá duas rondas, com duas tentativas por atleta, a primeira numa cinta com 2,5 centímetros de largura e a segunda com 5 centímetros.

    No dia seguinte (sexta-feira) será a vez do Jibline, uma variante que remete para as origens da modalidade. É assim uma espécie de trickline 'old school' praticado numa cinta Gibbon de 15 metros de comprimento e colocada a pouco menos de um metro de altura.

    Pelas especificidades da cinta, mais do que a amplitude de saltos, o que conta são as acrobacias e manobras coreografadas, em que o nível técnico é mais exigente no que toca ao contacto com a fita (leia-se feets, spins e, muito importante, a postura).

    A avaliação, mais subjectiva, porque dá mais relevo à vertente 'artística', é feita por atletas convidados. O júri na Costa Nova será presidido pelo peruano Choza Robles, recente vencedor do Masters de Munique.

    A competição de Jibline da edição de 2019 da Miss Activo Cup conta para as Gibbon Jibline Series, do Global Balance Challenge.

    Nos dois derradeiros dias do campeonato (sábado e domingo) é tempo de Trickline. Como o próprio nome indica, nesta variante, considerada a disciplina-rainha em termos competitivos, o objectivo é realizar acrobacias e sequências de manobras numa cinta de 22 metros de comprimentos e 5 centímetros de largura, fixada a pouco menos de dois metros de altura do solo.

    Bonifica a performance das atletas a amplitude dos saltos, a diversidade e a dificuldade técnica das manobras e, entre outros aspectos, os chamados 'revert' (leia-se, reversão da manobra realizada, ou seja, os denominados 'frontflip to backfli' e 'frontside to backside', entre outros). Em sentido contrário, penalizam os toques no solo, as paragens de sequência e as repetições de manobras.

    A competição integra a ISA Women’s World Cup (powered by Spider Slacklines) e, na Praia da Costa Nova, vai consistir numa primeira fase de apuramento (dia 3 de Agosto), repartida por dois heats (manhã e tarde), para selecionar as seis finalistas. Em cada um dos heats, duas atletas de cada vez dispõem de dois minutos, que gastam alternadamente com a oponente directa na cinta.

    A classificação da primeira fase é definida pela melhor pontuação alcançada em um dos heats. A avaliação segue as regras da American Slackline Association (ATA) e é da responsabilidade da sua delegação francesa. A ATA é a entidade que superintende as regras para as competições de Slackline a nível mundial.

    Refira-se que cada manobra, cada sequência, cada movimento realizado na cinta tem uma pontuação previamente definida (e que consta do site da ATA), razão pela qual as actuações das atletas são filmadas e posteriormente visionadas pelo corpo de juízes, que então atribui as pontuações consideradas adequadas.

    Em termos de concorrentes, são muitas as slackliners que já confirmaram a sua presença na Miss Activo Cup 2019, mas outras são esperadas.

    Confirmadas já estão: Alexandra Arendt (Alemanha), Rosa Tokumoto (Peru), Valentina Eriza (Chile), Bara Kubatòva (República Checa), Sara Floumza (Portugal), Giovanna Petrucci (Brasil), Karine Lequy (Canadá) e Claire Irad (França).

    Encontradas as seis finalistas, no domingo (dia 4 de Agosto) decorrerá a final, nos mesmos moldes da fase de apuramento, mas apenas com a disputa de um heat.

    O Programa:
     
    Dia 31 Julho (quarta-feira)
     
    Free slack day
    10h00 – Iniciação ao slackline
    15h00 - Iniciação ao slackline
    15h00 - Treino adaptação Speedline e Trickline
     
    Dia 1 Agosto (quinta-feira)
     
    10h30 - Brincar com o equilíbrio na praia (com LAZY BABY Studio)
    11h30 - Competição Speedline (by Aveiro Slackliners) – 1ª fase
    15h30 - Competição Speedline (by Aveiro Slackliners) – Final
     
    Dia 2 Agosto (sexta-feira)
     
    10h00 - Experiências slackline para todos
    10h00 - Transfer CENAP - Costa Nova
    15h00 - Competição Jibline (by Gibbon) - 1ª fase
    17h00 - Competição Jibline (by Gibbon) - Final
    18h00 - MoliLine (passeio de moliceiro em Slackline pelos canais da cidade)
     
    Dia 3 Agosto (sábado)
     
    11h30 - Competição Trickline World Cup (by Spider Slacklines) – Heat #1
    15h00 - Competição Trickline World Cup (by Spider Slacklines) – Heat #2
    18h00 - Salty waterlining (no Salinário da Cale do Oiro)
     
    Dia 4 Agosto (domingo)
     
    11h00 - Competição Trickline World Cup (by Spider Slacklines) - Final

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia da Costa Nova
  • Ílhavo
  • Praia
  • Mar
  • Verão
  • Miss Activo Cup
  • Slackline
  • Portugal
  • Associação de Surf de Aveiro
  • Fonte
    Redacção
pub
similar News
similar
fevereiro 21
Nazaré Winter Sessions powered by Mercedes-Benz - 8º Episódio
fevereiro 21
Tomás Fernandes aposta novamente na Liga MEO Surf em detrimento do QS
fevereiro 21
MEO Beachcam lança nova Live Cam na Praia da Comporta
fevereiro 21
Águas do Algarve abre as portas e mostra o que faz
fevereiro 21
Slater, Kikas e mais 10 do CT na Nova Zelândia
fevereiro 21
Fim de semana primaveril à vista! A temperatura vai chegar aos 25 graus!
fevereiro 21
Billy Kemper sofre grave lesão numa sessão por África