Homepage
- Mais de 160 casas desmoronaram e 2 mil pessoas foram atingidas pelos destroços do abalo.
-
-
Pelo menos duas pessoas morreram e milhares foram retiradas das suas casas na sequência do terramoto de magnitude 7,3, na escala de Richter, que atingiu no passado domingo o leste da Indonésia, segundo um balanço oficial divulgado no dia de ontem.
O sismo ocorreu pouco depois das 18h (10h em Lisboa) de domingo no norte do arquipélago das ilhas Molucas, a dez quilómetros de profundidade, provocando o pânico entre a população. O epicentro foi detetado a cerca de 165 quilómetros a sul de Ternate, nas ilhas Molucas.
Em conferência de imprensa, Agus Wibowo, porta-voz da agência de gestão de catástrofes, indicou que duas mulheres morreram devido à queda de destroços e “mais de 2 mil pessoas foram retiradas”. Os habitantes que deixaram as suas casas refugiaram-se em escolas e edifícios públicos.
No distrito de Halmahera do Sul, o mais próximo do epicentro, cerca de 160 casas desmoronaram ou ficaram danificadas na sequência do sismo. De acordo com o Instituto Indonésio de Geofísica, foram registadas pelo menos 65 réplicas.
A Indonésia, um arquipélago de 17 mil ilhas e ilhotas que foi formado pela convergência de três placas tectónicas (indo-pacífica, australiana, eurasiática), está localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de forte atividade sísmica.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedacção
