Homepage
- Na região Sul notou-se um "ligeiro aumento" da área em seca extrema.
-
-
O Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), divulgado no dia de ontem, indica que a situação de seca meteorológica permaneceu no final de Junho, tendo-se verificado um “ligeiro aumento” da área em seca extrema na região Sul.
De acordo com o relatório, 33,9% do território continental estava em seca extrema ou severa, 22,7% em seca moderada e 40,9% em seca fraca. Tudo somado, 97,5% do território estava em situação de seca.
Comparativamente a Maio, houve uma “diminuição significativa” da percentagem de água no solo no litoral Norte e Centro, mantendo-se no interior Norte e Centro, no Vale do Tejo, no Alentejo e Algarve inferior a 20%.
Catorze das 59 albufeiras monitorizadas em Portugal Continental tinham em Junho reservas superiores a 80% do volume total e dez estavam a 40%, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).
No último dia do mês de Junho e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em nove bacias hidrográficas e uma descida em três, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo SNIRH.
A bacia do Mondego era a que apresentava no final de Junho maior disponibilidade de água (86,6%), seguido do Lima (79,7%), Cávado (73,5%), do Ave (73,1%), Douro (72,9%), Tejo (71,7%), Guadiana (69,5%), Mira (53,7%), Oeste (50,6%) e Barlavento (50,4%).
As bacias do Arade (49,9%) e Sado (45,8%) tinham os níveis mais baixos de armazenamento no final de Junho.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
